sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Celebrando um mestre do cinema japonês

Cartaz de Cinema

Celebrando um mestre do cinema japonês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O cinema de Kenji Mizoguchi está de volta ao mercado português, através da reposição de nove títulos da sua filmografia. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda a estreia de “Paraíso”, uma teia de memórias do Holocausto assinada pelo veterano russo Andrei Konchalovsky.

Mestre absoluto do cinema japonês, Kenji Mizoguchi (1898-1956) volta a ser notícia nas salas portuguesas: ao longo de vários meses, nove dos seus filmes mais significativos estarão em exibição em várias cidades do país — os clássicos “Contos da Lua Vaga” (1953) e “Os Amantes Crucificados” (1954) são alguns dos primeiros.

Nome fundamental do último meio século da produção soviética e russa, Andrei Konchalovsky está também de novo nas salas com uma evocação dramática do extermínio dos judeus pelos nazis — “Paraíso” foi distinguido com o Leão de Prata de melhor realização no Festival de Veneza de 2016.

Lançado na Festa do Cinema Italiano, “Se Deus Quiser”, de Edoardo Falcone, narra a odisseia de um pai desconcertado com o facto de o seu filho querer ser padre — o resultado é uma típica comédia italiana, apostada em retomar a melhor tradição do género.

No DVD, uma das novidades do momento é “Kubo e as Duas Cordas”, realização de Travis Knight que conta a história fabulosa de um rapaz com poderes especiais, integrando elementos da iconografia oriental — foi nomeado para o Oscar de melhor longa-metragem de animação.

* Banda sonora: MORRER EM LAS VEGAS (1995), de Mike Figgis

> "My One and Only Love", Sting

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.