sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Celebrando um mestre do cinema japonês

Cartaz de Cinema

Celebrando um mestre do cinema japonês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O cinema de Kenji Mizoguchi está de volta ao mercado português, através da reposição de nove títulos da sua filmografia. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda a estreia de “Paraíso”, uma teia de memórias do Holocausto assinada pelo veterano russo Andrei Konchalovsky.

Mestre absoluto do cinema japonês, Kenji Mizoguchi (1898-1956) volta a ser notícia nas salas portuguesas: ao longo de vários meses, nove dos seus filmes mais significativos estarão em exibição em várias cidades do país — os clássicos “Contos da Lua Vaga” (1953) e “Os Amantes Crucificados” (1954) são alguns dos primeiros.

Nome fundamental do último meio século da produção soviética e russa, Andrei Konchalovsky está também de novo nas salas com uma evocação dramática do extermínio dos judeus pelos nazis — “Paraíso” foi distinguido com o Leão de Prata de melhor realização no Festival de Veneza de 2016.

Lançado na Festa do Cinema Italiano, “Se Deus Quiser”, de Edoardo Falcone, narra a odisseia de um pai desconcertado com o facto de o seu filho querer ser padre — o resultado é uma típica comédia italiana, apostada em retomar a melhor tradição do género.

No DVD, uma das novidades do momento é “Kubo e as Duas Cordas”, realização de Travis Knight que conta a história fabulosa de um rapaz com poderes especiais, integrando elementos da iconografia oriental — foi nomeado para o Oscar de melhor longa-metragem de animação.

* Banda sonora: MORRER EM LAS VEGAS (1995), de Mike Figgis

> "My One and Only Love", Sting

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC