sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Celebrando um mestre do cinema japonês

Cartaz de Cinema

Celebrando um mestre do cinema japonês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O cinema de Kenji Mizoguchi está de volta ao mercado português, através da reposição de nove títulos da sua filmografia. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda a estreia de “Paraíso”, uma teia de memórias do Holocausto assinada pelo veterano russo Andrei Konchalovsky.

Mestre absoluto do cinema japonês, Kenji Mizoguchi (1898-1956) volta a ser notícia nas salas portuguesas: ao longo de vários meses, nove dos seus filmes mais significativos estarão em exibição em várias cidades do país — os clássicos “Contos da Lua Vaga” (1953) e “Os Amantes Crucificados” (1954) são alguns dos primeiros.

Nome fundamental do último meio século da produção soviética e russa, Andrei Konchalovsky está também de novo nas salas com uma evocação dramática do extermínio dos judeus pelos nazis — “Paraíso” foi distinguido com o Leão de Prata de melhor realização no Festival de Veneza de 2016.

Lançado na Festa do Cinema Italiano, “Se Deus Quiser”, de Edoardo Falcone, narra a odisseia de um pai desconcertado com o facto de o seu filho querer ser padre — o resultado é uma típica comédia italiana, apostada em retomar a melhor tradição do género.

No DVD, uma das novidades do momento é “Kubo e as Duas Cordas”, realização de Travis Knight que conta a história fabulosa de um rapaz com poderes especiais, integrando elementos da iconografia oriental — foi nomeado para o Oscar de melhor longa-metragem de animação.

* Banda sonora: MORRER EM LAS VEGAS (1995), de Mike Figgis

> "My One and Only Love", Sting

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.