sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jessica Chastain protagoniza “O Jardim da Esperança”, tendo por pano de fundo a invasão da Polónia pelas tropas nazis. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando na banda sonora uma reedição, em vinyl, da música de Ryuichi Sakamoto para “Feliz Natal, Mr. Lawrence”.

“O Jardim da Esperança”, de Niki Caro, evoca a vida no Jardim Zoológico de Varsóvia, na sequência da invasão nazi — um drama baseado em personagens verídicas, com Jessica Chastain no papel central.

“A Tribo” é um raro exemplo de cinema ucraniano, com realização de Myrolasv Slaboshpitskyi. Nele se retrata o ambiente violento de um colégio interno para surdos-mudos — filme premiado na Semana da Crítica de Cannes/2014.

Com assinatura de Bruno Dumont, chega-nos também “Ma Loute”, uma comédia quase burlesca sobre uma família burguesa em férias, no começo do século XX. O elenco é dominado pelas presenças de Juliette Binoche e Valeria Bruni-Tedeschi.

Apostando em revisitar as memórias do colonialismo português, “A Ilha dos Cães”, de Jorge António, adapta um romance do escritor angolano Henrique Abranches — foi um dos derradeiros trabalhos em cinema de Nicolau Breyner.

No DVD, o destaque vai para “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhang-ke, um drama sobre a sociedade chinesa, combinando as relações de várias gerações ao longo de três décadas.

* Banda sonora: FELIZ NATAL, MR. LAWRENCE (1983), de Nagisa Oshima

> "Merry Christmas, Mr. Lawrence", Ryuichi Sakamoto

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.