sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jessica Chastain protagoniza “O Jardim da Esperança”, tendo por pano de fundo a invasão da Polónia pelas tropas nazis. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando na banda sonora uma reedição, em vinyl, da música de Ryuichi Sakamoto para “Feliz Natal, Mr. Lawrence”.

“O Jardim da Esperança”, de Niki Caro, evoca a vida no Jardim Zoológico de Varsóvia, na sequência da invasão nazi — um drama baseado em personagens verídicas, com Jessica Chastain no papel central.

“A Tribo” é um raro exemplo de cinema ucraniano, com realização de Myrolasv Slaboshpitskyi. Nele se retrata o ambiente violento de um colégio interno para surdos-mudos — filme premiado na Semana da Crítica de Cannes/2014.

Com assinatura de Bruno Dumont, chega-nos também “Ma Loute”, uma comédia quase burlesca sobre uma família burguesa em férias, no começo do século XX. O elenco é dominado pelas presenças de Juliette Binoche e Valeria Bruni-Tedeschi.

Apostando em revisitar as memórias do colonialismo português, “A Ilha dos Cães”, de Jorge António, adapta um romance do escritor angolano Henrique Abranches — foi um dos derradeiros trabalhos em cinema de Nicolau Breyner.

No DVD, o destaque vai para “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhang-ke, um drama sobre a sociedade chinesa, combinando as relações de várias gerações ao longo de três décadas.

* Banda sonora: FELIZ NATAL, MR. LAWRENCE (1983), de Nagisa Oshima

> "Merry Christmas, Mr. Lawrence", Ryuichi Sakamoto

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC