sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jessica Chastain protagoniza “O Jardim da Esperança”, tendo por pano de fundo a invasão da Polónia pelas tropas nazis. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando na banda sonora uma reedição, em vinyl, da música de Ryuichi Sakamoto para “Feliz Natal, Mr. Lawrence”.

“O Jardim da Esperança”, de Niki Caro, evoca a vida no Jardim Zoológico de Varsóvia, na sequência da invasão nazi — um drama baseado em personagens verídicas, com Jessica Chastain no papel central.

“A Tribo” é um raro exemplo de cinema ucraniano, com realização de Myrolasv Slaboshpitskyi. Nele se retrata o ambiente violento de um colégio interno para surdos-mudos — filme premiado na Semana da Crítica de Cannes/2014.

Com assinatura de Bruno Dumont, chega-nos também “Ma Loute”, uma comédia quase burlesca sobre uma família burguesa em férias, no começo do século XX. O elenco é dominado pelas presenças de Juliette Binoche e Valeria Bruni-Tedeschi.

Apostando em revisitar as memórias do colonialismo português, “A Ilha dos Cães”, de Jorge António, adapta um romance do escritor angolano Henrique Abranches — foi um dos derradeiros trabalhos em cinema de Nicolau Breyner.

No DVD, o destaque vai para “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhang-ke, um drama sobre a sociedade chinesa, combinando as relações de várias gerações ao longo de três décadas.

* Banda sonora: FELIZ NATAL, MR. LAWRENCE (1983), de Nagisa Oshima

> "Merry Christmas, Mr. Lawrence", Ryuichi Sakamoto

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.