sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

Jessica Chastain no Jardim Zoológico

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jessica Chastain protagoniza “O Jardim da Esperança”, tendo por pano de fundo a invasão da Polónia pelas tropas nazis. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando na banda sonora uma reedição, em vinyl, da música de Ryuichi Sakamoto para “Feliz Natal, Mr. Lawrence”.

“O Jardim da Esperança”, de Niki Caro, evoca a vida no Jardim Zoológico de Varsóvia, na sequência da invasão nazi — um drama baseado em personagens verídicas, com Jessica Chastain no papel central.

“A Tribo” é um raro exemplo de cinema ucraniano, com realização de Myrolasv Slaboshpitskyi. Nele se retrata o ambiente violento de um colégio interno para surdos-mudos — filme premiado na Semana da Crítica de Cannes/2014.

Com assinatura de Bruno Dumont, chega-nos também “Ma Loute”, uma comédia quase burlesca sobre uma família burguesa em férias, no começo do século XX. O elenco é dominado pelas presenças de Juliette Binoche e Valeria Bruni-Tedeschi.

Apostando em revisitar as memórias do colonialismo português, “A Ilha dos Cães”, de Jorge António, adapta um romance do escritor angolano Henrique Abranches — foi um dos derradeiros trabalhos em cinema de Nicolau Breyner.

No DVD, o destaque vai para “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhang-ke, um drama sobre a sociedade chinesa, combinando as relações de várias gerações ao longo de três décadas.

* Banda sonora: FELIZ NATAL, MR. LAWRENCE (1983), de Nagisa Oshima

> "Merry Christmas, Mr. Lawrence", Ryuichi Sakamoto

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC