sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

João Canijo encena peregrinação a Fátima

Cartaz de Cinema

João Canijo encena peregrinação a Fátima

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Com o seu filme “Fátima”, o cineasta português João Canijo encena a peregrinação de um grupo de onze mulheres. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda “O Círculo”, com Emma Watson e Tom Hanks.

Anabela Moreira e Rita Blanco são algumas das actrizes que protagonizam a longa peregrinação ao Santuário de Fátima, encenada por João Canijo no seu novo filme. À maneira de “Sangue do Meu Sangue” (2011), o cineasta propõe uma experiência de ficção construída através de técnicas documentais.

Inspirado no “best-seller” internacional de Dave Eggers, “O Círculo”, de James Ponsoldt, conta uma história inquietante situada nos bastidores de uma grande empresa de plataformas digitais. Emma Watson e Tom Hanks são os nomes principais desta parábola moderna sobre as redes sociais.

Entretanto, o mercado português continua a acolher as mais variadas reposições. Agora, regressa o célebre filme de culto de Terry Gilliam, “Brazil – O Outro lado do Sonho” (1985), com Jonathan Pryce no papel central — uma fábula inquietante sobre um futuro distópico.

Através do DVD, podemos ver ou rever um dos grandes espectáculos produzidos pela URSS na década de 60: “Guerra e Paz” (1966), de Serguei Bondarchuck, é uma adaptação monumental da obra de Leo Tolstoi.

* Banda sonora: I AM BOLT (2016), de Benjamin & Gabe Turner

> "Funky Kingston", Toots and the Maytals

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.