sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Uma revelação do cinema de terror

Uma revelação do cinema de terror

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“Foge” (título original: “Get Out”) é uma das verdadeiras revelações da mais recente produção do cinema de terror. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda a edição em Blu-ray do melodrama de guerra “Aliados”.

O actor americano Jordan Peele estreia-se na realização com um filme que já é um fenómeno de culto do cinema de terror proveniente dos EUA. Protagonizado por Daniel Kaluuya e Allison Williams, “Foge” é uma história assombrada e, ao mesmo tempo, uma visão crítica das formas de racismo instaladas no quotidiano.

“A Cidade Perdida de Z”, de James Gray, faz o retrato de Percy Fawcett, explorador britânico da Amazónia que, nas primeiras décadas do séc. XX, tentou provar a existência de uma civilização desconhecida — uma memória épica interpretada por Charlie Hunnman, Sieanna Miller e Robert Pattison.

Lançado nas vésperas da chegada do Papa ao nosso país, “Francisco, o Papa do Povo”, de Daniele Luchetti, evoca, sobretudo, os seus tempos na Argentina — em foco, em particular, o seu envolvimento nas acções de resistência à ditadura militar do general Videla.

No DVD e no Blu-ray, já é possível ver “Aliados” (2016), de Robert Zemeckis, com o par Brad Pitt/Marion Cotillard — uma variação sobre o melodrama de guerra, evocando, em particular, a tradição de clássicos como “Casablanca” (1942).

* Banda sonora: MAGNOLIA (1999), de Paul Thomas Anderson

> "Wise Up", Aimee Mann

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38