sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cinema e música segundo Terrence Malick

Cinema e música segundo Terrence Malick

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Terrence Malick, o cineasta de "A Árvore da Vida", está de volta com "Música a Música", drama intimista filmado em cenários de Austin, Texas. João Lopes destaca ainda a estreia da animação "A Minha Vida de Courgette" e a continuação do ciclo de reposições do mestre japonês Kenji Mizoguchi.

A vida interior das personagens de Terrence Malick é algo que se pode dizer por música — assim acontece em "Música a Música" (título original: "Song to Song"), uma fascinante teia de relações vivida com o festival South by Southwest, em Austin, a servir de pano de fundo. O elenco inclui Michael Fassbender, Rooney Mara, Ryan Gosling e Natalie Portman.

"A Minha Vida de Courgette", do suíço Claude Barras, é uma proeza do cinema de animação feito com pequenas figurinhas ["stop motion"]. Nele se conta a história comovente de um órfão que enfrenta as dificuldades de integração numa instituição de acolhimento — esteve nas nomeações para melhor longa-metragem de animação de 2016.

As reposições de Kenji Mizoguchi (1898-1956) continuam a ser um dos grandes acontecimentos do mercado cinematográfico. Entre os títulos que é possível ver ou rever em cópias novas está "A Imperatriz Yang Kwei Fei" (1955), uma história dos bastidores da politica no séc. VIII e um dos mais brilhantes exemplos da visão histórica de Mizoguchi.

No DVD e no Blu-ray, já é possível ver "Cantar!", de Christophe Lourdelet e Garth Jennings — uma história a meio caminho entre a comédia e o filme musical que foi um dos acontecimentos dos desenhos animados de 2016.

* Banda sonora: GUARDIÕES DA GALÁXIA, VOL. 2 (2017), de James Gunn

> "My Sweet Lord", George Harrison

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC