sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cinema e música segundo Terrence Malick

Cinema e música segundo Terrence Malick

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Terrence Malick, o cineasta de "A Árvore da Vida", está de volta com "Música a Música", drama intimista filmado em cenários de Austin, Texas. João Lopes destaca ainda a estreia da animação "A Minha Vida de Courgette" e a continuação do ciclo de reposições do mestre japonês Kenji Mizoguchi.

A vida interior das personagens de Terrence Malick é algo que se pode dizer por música — assim acontece em "Música a Música" (título original: "Song to Song"), uma fascinante teia de relações vivida com o festival South by Southwest, em Austin, a servir de pano de fundo. O elenco inclui Michael Fassbender, Rooney Mara, Ryan Gosling e Natalie Portman.

"A Minha Vida de Courgette", do suíço Claude Barras, é uma proeza do cinema de animação feito com pequenas figurinhas ["stop motion"]. Nele se conta a história comovente de um órfão que enfrenta as dificuldades de integração numa instituição de acolhimento — esteve nas nomeações para melhor longa-metragem de animação de 2016.

As reposições de Kenji Mizoguchi (1898-1956) continuam a ser um dos grandes acontecimentos do mercado cinematográfico. Entre os títulos que é possível ver ou rever em cópias novas está "A Imperatriz Yang Kwei Fei" (1955), uma história dos bastidores da politica no séc. VIII e um dos mais brilhantes exemplos da visão histórica de Mizoguchi.

No DVD e no Blu-ray, já é possível ver "Cantar!", de Christophe Lourdelet e Garth Jennings — uma história a meio caminho entre a comédia e o filme musical que foi um dos acontecimentos dos desenhos animados de 2016.

* Banda sonora: GUARDIÕES DA GALÁXIA, VOL. 2 (2017), de James Gunn

> "My Sweet Lord", George Harrison

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.