sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cinema e música segundo Terrence Malick

Cinema e música segundo Terrence Malick

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Terrence Malick, o cineasta de "A Árvore da Vida", está de volta com "Música a Música", drama intimista filmado em cenários de Austin, Texas. João Lopes destaca ainda a estreia da animação "A Minha Vida de Courgette" e a continuação do ciclo de reposições do mestre japonês Kenji Mizoguchi.

A vida interior das personagens de Terrence Malick é algo que se pode dizer por música — assim acontece em "Música a Música" (título original: "Song to Song"), uma fascinante teia de relações vivida com o festival South by Southwest, em Austin, a servir de pano de fundo. O elenco inclui Michael Fassbender, Rooney Mara, Ryan Gosling e Natalie Portman.

"A Minha Vida de Courgette", do suíço Claude Barras, é uma proeza do cinema de animação feito com pequenas figurinhas ["stop motion"]. Nele se conta a história comovente de um órfão que enfrenta as dificuldades de integração numa instituição de acolhimento — esteve nas nomeações para melhor longa-metragem de animação de 2016.

As reposições de Kenji Mizoguchi (1898-1956) continuam a ser um dos grandes acontecimentos do mercado cinematográfico. Entre os títulos que é possível ver ou rever em cópias novas está "A Imperatriz Yang Kwei Fei" (1955), uma história dos bastidores da politica no séc. VIII e um dos mais brilhantes exemplos da visão histórica de Mizoguchi.

No DVD e no Blu-ray, já é possível ver "Cantar!", de Christophe Lourdelet e Garth Jennings — uma história a meio caminho entre a comédia e o filme musical que foi um dos acontecimentos dos desenhos animados de 2016.

* Banda sonora: GUARDIÕES DA GALÁXIA, VOL. 2 (2017), de James Gunn

> "My Sweet Lord", George Harrison