sicnot

Perfil

Cartaz

Filme dramático reúne duas divas do cinema francês

Filme dramático reúne duas divas do cinema francês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Duas das mais talentosas divas do cinema francês contracenam no drama “Duas Mulheres, um Encontro”. João Lopes comenta as novidades nas salas, destacando também a edição em Blu-ray de um dos títulos marcantes de 2016: “Silêncio”, de Martin Scorsese.

Duas actrizes veteranas, Catherine Deneuve e Catehrine Frot, dominam “Duas Mulheres, um Encontro”, drama escrito e dirigido por Martin Provost — um caso exemplar de um certo cinema francês que se mantém fiel às regras clássicas do melodrama.

Encenador ligado ao teatro e à ópera, Luc Bondy (1948-2015) terminou a sua carreira cinematográfica com “As Falsas Confidências”, uma adaptação da peça de Marivaux sobre os equívocos amorosos, agora transposta para o séc. XXI — com Isabelle Huppert e Louis Garrel.

“A Vida em Espera”, de Robin Swicord adapta um conto de E. L. Doctorow, centrado num homem que abandona a família, mas que se mantém a viver à frente de sua casa, sem que ninguém saiba do seu paradeiro — com Bryan Cranston no papel central.

A saga de Homem-Aranha continua através de um filme dirigido por Jon Watts, com o jovem Tom Holland (apenas 21 anos) a assumir o papel do super-herói. Desta vez, o “mau da fita” é interpretado por Michael Keaton.

No DVD e Blu-ray, a grande novidade é “Silêncio”, sobre os missionários portugueses no Japão, no séc. XVII — um filme pessoalíssimo de Martin Scorsese sobre os complexos caminhos da fé. A edição inclui um pequeno documentário sobre a gestação do projecto.

* Banda sonora: “Aguenta-te aos 40!” (2012), de Judd Apatow > "Dull Tool", Fiona Apple

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.