CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Filme francês recria clássico da literatura

Cartaz Cinema

Filme francês recria clássico da literatura

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Judith Chemla é a protagonista de “A Vida de uma Mulher”, nova adaptação do clássico “Une Vie”, de Guy de Maupassant, publicado em 1883. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um “blockbuster” com Charlize Theron e a edição, em Blu-ray, de um filme de Stanley Kubrick.

Maupassant volta a ser o ponto de partida de um belo filme francês: “A Vida de uma Mulher” retrata a odisseia de Jeanne, no século XIX, face às regras sociais e conjugais que limitam a sua liberdade. A realização é de Stéphane Brizé, o cineasta de “A Lei do Mercado” (2015).

“Clash”, de Mohamed Diab, evoca a situação do Egipto, em 2013, pouco depois do afastamento do Presidente Morsi — um retrato político e um drama humano que, no essencial, se passa no interior de um veículo para transporte de presos.

Charlize Theron continua a escolher papéis muito particulares. No caso de “Atomic Blonde, de David Leitch, ela é uma agente especial dos serviços secretos britânicos — a acção passa-se em Berlim, no momento da queda do Muro, e quase se pode dizer que estamos perante um versão “feminina” dos clássicos filmes de James Bond.

Na área dos DVD, podemos ver como Marco Bellocchio continua a dar cartas na actual produção italiana: “Sonhos Cor de Rosa” (2016) centra-se no drama de um homem, de profissão jornalista, assombrado pelas memórias da infância e da sua relação com a mãe.

No Blu-ray, continuamos a redescobrir clássicos do cinema americano: “Dr. Strangelove”, produzido em 1964, é uma comédia muito negra de Stanley Kubrick sobre a Guerra Fria e a utilização da bomba atómica — além do mais, um filme célebre pela genial presença de Peter Sellers, interpretando nada mais nada menos

que três personagens: o Dr. Estranhomar, fanático da bomba, um oficial do exército britânico e o Presidente dos EUA.

* Banda sonora: “Febre de Sábado à Noite” (1977), de John Badham

> “Stayin’ Alive”, Bee Gees

  • Anticiclone dos Açores afasta o verão de Portugal
    1:46

    País

    O verão vai continuar ameno em Portugal e, no início da próxima semana, as temperaturas máximas vão mesmo descer. Um cenário bem diferente do do norte da Europa, onde são as ondas de calor que estão a preocupar as autoridades. 

  • Ryanair prevê cancelamento de 50 voos diários em Portugal
    2:10

    Economia

    A Ryanair vai cancelar até 50 voos em Portugal durante os dois dias de greve, na próxima semana. A companhia irlandesa garante que já contactou 90% dos clientes com viagens marcadas de e para o país, que podem agora pedir o reembolso ou reagendar os voos.

  • Volta ao Mundo em Arroios
    18:46
  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.