CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

O regresso apoteótico de “Blade Runner”

Cartaz Cinema

O regresso apoteótico de “Blade Runner”

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“Blade Runner 2049” é uma apoteose de técnica e espectáculo, prolongando as aventuras narradas no filme original, lançado em 1982. João Lopes destaca ainda a estreia de “Borg vs. McEnroe”, sobre a rivalidade entre os dois tenistas, e a edição em DVD de três títulos portugueses com chancela da Academia Portuguesa de Cinema.

Foi o canadiano Denis Villeneuve a retomar a herança de “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott — o novo “Blade Runner 2049” prolonga a história de humanos e humanóides num futuro hiper-vigiado. O herói é, desta vez, interpretado por Ryan Gosling, mas Harrison Ford também está presente, retomando a personagem que interpretara no filme original.

Através de “Borg vs. McEnroe”, o realizador Janus Metz retrata a rivalidade de dois grandes tenistas — o sueco Björn Borg e o americano John McEnroe — e, muito em particular, o seu épico confronto na final do torneio de Wimbledon, em 1980. Os papéis de Borg e McEnroe estão entregues, respectivamente, a Sverrir Gudnason e Shia LaBeouf.

“Al Berto”, de Vicente Alves do Ó, evoca a fascinante personagem do poeta Al Berto (1948-1997), com especial incidência no período da segunda metade da década de 70 em que viveu em Sines — um retrato individual e uma memória colectiva de alguns anos atribulados da sociedade portuguesa.

Na área do DVD, merece especial destaque o lançamento de uma colecção de filmes portugueses com chancela da Academia Portuguesa de Cinema. Os primeiros títulos publicados são “A Mulher do Próximo” (1988), de José Fonseca e Costa, “Manhã Submersa” (1980), de Lauro António, e “Domingo à Tarde” (1966), de António de Macedo.

* Banda sonora: “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott

> “End Titles”, Vangelis

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48

    País

    O INEM socorreu mais de mil menores em coma alcoólico, no ano passado. Por isso, os adolescentes são o alvo da campanha lançada esta sexta-feira pelo Governo: "A bebedeira passa, o resto não!"

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • Ir ao Douro e à Nazaré
    25:57
  • O convite que causou surpresa até na Casa Branca
    2:33