CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Van Gogh reinventado em desenho animado

Cartaz Cinema

Van Gogh reinventado em desenho animado

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“A Paixão de Van Gogh” surge nas salas de cinema como uma surpreendente revelação no domínio dos desenhos animados. João Lopes destaca também a estreia de um dos derradeiros filmes do actor Anton Yelchin, rodado na cidade do Porto, e a edição em DVD do clássico filme de guerra “Paris Já Está a Arder?”.

Realizado pelo casal Dorota Kobiela/Hugh Welchman (ela polaca, ele inglês), “A Paixão de Van Gogh” constitui uma proeza invulgar na área da animação. Trata-se de reinventar o mundo assombrado de Van Gogh através de desenhos, executados a óleo, que retomam personagens e cenários dos seus quadros — o filme obteve o prémio do público no Festival de Annecy.

“Porto”, uma realização do brasileiro Gabe Klinger (com participação portuguesa na produção), é uma magoada história de amor tendo por cenário a cidade do Porto. Centrado na composição do seu par central — Anton Yelchin e Lucie Lucas —, o filme é dedicado à memória de Yelchin, falecido em Junho de 2016.

Jeannette Walls é uma jornalista americana que evocou a história atribulada da sua família num livro que se tornou um “best-seller”. Agora, com Brie Larson no papel central, “O Castelo de Vidro” adapta as suas memórias num registo de contagiante dramatismo; a realização pertence a Destin Daniel Cretton, um dos valores seguros da actual produção independente.

O norueguês Jo Nesbø tornou-se um dos escritores de policiais com maior impacto nos mercados internacionais. “O Boneco de Neve” adapta um dos seus romances, centrado numa perturbante investigação em torno do assassinato de várias mulheres. O elenco é liderado por Michael Fassbender, com Tomas Alfredson a dirigir.

Na área do DVD, continuam a surgir títulos dos anos 60 com chancela da Paramount. No caso de “Paris Já Está a Arder?”

(1966), estamos perante uma produção de raiz francesa a que se associou o estúdio americano. Evocando o fim da ocupação de Paris pelas tropas alemãs, em 1944, o filme foi dirigido pelo francês René Clément, contando com um vasto elenco em que se destacam os nomes de Alain Delon, Jean-Paul Belmondo, Glenn Ford, Anthony Perkins e Orson Welles.

* Banda sonora: “A Paixão de Van Gogh” (2017), de Dorota Kobiela e Hugh Welchman.

> “Starry Starry Night”, Lianne La Havas

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48

    País

    O INEM socorreu mais de mil menores em coma alcoólico, no ano passado. Por isso, os adolescentes são o alvo da campanha lançada esta sexta-feira pelo Governo: "A bebedeira passa, o resto não!"

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • Ir ao Douro e à Nazaré
    25:57
  • O convite que causou surpresa até na Casa Branca
    2:33