CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

André Téchiné filma a intimidade da juventude

Cartaz Cinema

André Téchiné filma a intimidade da juventude

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“Quando se Tem 17 Anos” prolonga a subtil visão do mundo da adolescência pelo francês André Téchiné. João Lopes destaca também a estreia do novo filme da francesa, de ascendência portuguesa, Laurence Ferreira Barbosa, e a edição em DVD do primeiro trabalho de Robert Redford como realizador.

Das emoções mais delicadas à descoberta da sexualidade, André Téchiné é um cineasta que sabe filmar a intimidade da juventude. “Quando se Tem 17 Anos” é mais um notável exemplo da sua visão, como sempre apoiado no trabalho de talentosos actores, como os jovens Corentin Fila e Kacey Mottet Kline — é um filme próximo de “Os Juncos Silvestres” (1994), um dos maiores sucessos da sua carreira.

Laurence Ferreira Barbosa propõe-nos o retrato de uma jovem portuguesa de segunda geração, nascida em França, exponso em particular a sua relação amarga e doce com as raízes familiares, em Portugal: “Todos os Sonhos do Mundo” é um drama subtil sobre a descoberta da identidade, com Paméla Constantino Ramos no papel central.

“O Outro Lado da Esperança” renova o estilo inconfundível do finlandês Aki Kaurismaki. Desta vez, num misto de drama e humor, ele encena a odisseia de um refugiado sírio, enfrentando as dificuldades de integração na Finlândia — o filme valeu a Kaurismaki o prémio de realização no Festival de Berlim.

O comediante paquistanês Kumail Najiani inspirou-se na sua história pessoal, em particular na relação amorosa com uma mulher americana, para escrever o argumento de “Amor de Improviso” — o resultado é uma comédia de costumes protagonizada pelo próprio Najiani, com realização de Michael Showalter.

Esquecemo-nos, por vezes, que o actor Robert Redford é também um talentoso cineasta, com uma obra desenvolvida ao longo de mais de três décadas. A sua primeira realização, “Gente

Vulgar” (1980), chegou ao mercado do DVD, permitindo-nos admirar a sua capacidade para encenar um invulgar drama familiar. O filme arrebatou quatro Oscars, incluindo melhor filme e melhor realização.

* Banda sonora: “O Tempo Reencontrado” (1999), de Raul Ruiz

> “Le Temps Retrouvé”, Natalie Dessay

  • Três sportinguistas analisam entrevista de Bruno de Carvalho
    1:29
  • Concentração de Faro arranca hoje com segurança reforçada

    País

    A 37.ª edição da Concentração de Motos de Faro começa hoje e prolonga-se até domingo, sendo esperados 18 mil participantes, que terão segurança reforçada da GNR, uma semana após as detenções de 59 elementos do grupo motociclista Hells Angels.

  • Suspeitas de fraude na reconstrução de casas em Pedrógão Grande

    País

    Há suspeitas de esquemas fraudulentos na reconstrução das áreas ardidas de Pedrógão Grande. Segundo uma investigação da revista Visão haverá vários a lei foi contornada de diversas formas, para avançar com a reconstrução de casas não prioritárias, como os pedidos de alteração de morada fiscal para que habitações não permanentes fossem tratadas como casas de primeira habitação que deram entrada nas repartições de finanças.

  • Manuel Pinho não terá declarado dinheiro que recebeu
    2:45

    Economia

    Manuel Pinho não terá declarado ao Tribunal Constitucional o dinheiro que recebeu do chamado saco azul do Grupo Espírito Santo. Esta terça-feira, no Parlamento, o antigo ministro da Economia de José Sócrates foi questionado sobre o assunto mas recusou responder.

  • Jovens tailandeses poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo
    2:30

    Mundo

    Os 12 rapazes e o treinador resgatados de uma gruta da Tailândia já tiveram alta. Uma semana depois, saíram do hospital e deram uma conferência de imprensa em que se mostraram sorridentes. No entanto, os especialistas advertem que poderão vir a sofrer de transtornos a longo prazo, se forem obrigados recorrentemente a reviver tudo o que passaram.

  • Os portugueses que se cruzaram na vida de Mandela
    2:19
  • Cem anos de Mandela: o legado de um "gigante da História"

    Mundo

    Na história da Humanidade contam-se muito poucas figuras capazes de gerar uma aclamação unânime e global de elogio e agradecimento. Nelson Mandela está nessa lista de eleitos. No dia em que completaria 100 anos, recordamos o legado de "Madiba", um dos maiores impulsionadores da paz que este mundo já conheceu.

    André de Jesus

  • Será este o táxi mais autografado do mundo?
    2:27
  • Quem é a mais recente líder da Sonae?
    2:16
  • Rádio Escuta dá voz aos imigrantes que vivem em Lisboa
    4:02

    País

    Uma rádio comunitária está no ar, por estes dias, no bairro do Intendente, em Lisboa. O projeto é temporário e termina no próximo domingo. Mas até lá, a Rádio Escuta chega a mais de 100 países, pela internet, e dá voz aos imigrantes de diversas origens que vivem em Lisboa.

  • Lisboa vai ser Capital Verde da Europa em 2020
    2:54

    País

    O vereador do Ambiente de Lisboa quer envolver todos os cidadãos, empresas e agentes culturais na Capital Verde da Europa em 2020. Lisboa é a primeira cidade do sul da Europa a conseguir a distinção e, até lá, a Câmara promete um conjunto de investimentos para tornar a capital portuguesa um exemplo na área ambiental. Um deles é a construção de uma central solar.

  • Donald Trump em nova polémica

    Mundo

    O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, fez estalar uma nova polémica ao chamar ao Montenegro um "país muito pequeno" cujos habitantes são "muito agressivos" e por parecer questionar o princípio da defesa mútua dentro da NATO.

  • Urso apanhado na piscina de moradia de luxo na Califórnia
    1:35