sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Estreou o “filme-testamento” de Harry Dean Stanton

Estreou o “filme-testamento” de Harry Dean Stanton

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Foi, de facto, um quase testamento: “Lucky”, uma das derradeiras performances de Harry Dean Stanton, é um filme nostálgico e feliz. João Lopes evoca ainda o actor americano através da reedição, em DVD, de “Paris, Texas” (1984), de Wim Wenders.

Realizado pelo actor John Carroll Lynch, “Lucky” é o retrato amargo e doce de um velho habitante de uma pequena cidade dos EUA, num ambiente que faz lembrar o espírito de alguns “westerns” — foi um dos derradeiros filmes interpretados por Harry Dean Stanton (1926-2017).

Realizado pelo palestiniano Hany Abu-Assad, “A Montanha entre Nós” centra-se na odisseia de um par interpretado por Kate Winslet e Idris Elba — dois desconhecidos tentam sobreviver ao acidente da sua avioneta, num cenário de montanhas e neve tão letal quanto deslumbrante...

Presente na competição do último Festival de Cannes, “O Dia Seguinte” conta a história dramática, mas também irónica, de um editor literário que se descobre envolvido numa inesperada teia sentimental — é a mais recente realização do sul-coreano Hong Sang-soo.

Na mesma semana, estreiam-se ainda dois filmes portugueses marcados pela mesma temática — o consumo de drogas pelos mais jovens — e pelo questionamento dos seus ecos familiares e sociais. São eles “O Fim da Inocência”, de Joaquim Leitão, e “Verão Danado”, de Pedro Cabeleira.

“Paris, Texas” (1984) é um momento vital na filmografia de Wim Wenders, premiado com a Palma de Ouro de Cannes — agora reeditado em DVD, o filme corresponde também a uma experiência fulcral na trajectória do actor Harry Dean Stanton.

* Banda sonora: “As Asas do Desejo” (1987), de Wim Wenders

> “From Her to Eternity”, Nick Cave & The Bad Seeds

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27