sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Chegou o filme húngaro que concorre aos Óscares

Chegou o filme húngaro que concorre aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

É um dos grandes candidatos ao Óscar de melhor filme estrangeiro: “Corpo e Alma” chega esta semana aos ecrãs portugueses. João Lopes destaca ainda o lançamento de “Uma Mulher Fantástica”, outro candidato à mesma distinção, evocando, no DVD, um clássico americano da década de 40.

Com assinatura de Ildikó Enyedi, “Corpo e Alma” conta a história improvável, perturbante e estranhamente romântica de um homem e uma mulher que partilham os mesmos sonhos, desse modo descobrindo a singular energia do amor — vencedor do Urso de Ouro de Berlim, está na linha da frente da corrida para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Na mesma corrida, proveniente do Chile, encontramos “Uma Mulher Fantástica”, de Sebastián Lélio, retrato íntimo de uma personagem transexual que tem de enfrentar um universo de grande intolerância, por vezes francamente agressivo — um delicado drama humano, centrado numa bela interpretação de Daniela Vega.

Foi um dos grandes acontecimentos da Quinzena dos Realizadores, em Cannes: “O Meu Belo Sol Interior”, de Claire Denis, conta com uma luminosa composição de Juliette Binoche para encenar as alegrias e angústias de uma mulher de meia idade; também no elenco, encontramos Xavier Beauvois e Gérard Depardieu.

Ainda de Cannes, neste caso da selecção oficial, extra-competição, podemos descobrir “A Partir de uma História Verdadeira”, uma realização de Roman Polanski a partir do romance de Delphine de Vigan: uma viagem pela relação bizarra de duas mulheres, um verdadeiro jogo de poderes, com Emmanuelle Seigner e Eva Green.

Entretanto, continuam a surgir títulos dos estúdios Paramount até agora inéditos em DVD. Assinala-se, desta vez,

“Os Sinos de Santa Maria” (1945), misto de drama e comédia centrado nas atribulações de um padre e uma freira de uma pequena paróquia. Com assinatura de um mestre, Leo McCarey, e a presença de uma talentosa dupla de intérpretes: Bing Crosby e Ingrid Bergman.

* Banda sonora: “Evita” (1996), de Alan Parker

> “You Must Love Me”, Madonna

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.