sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Será este o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis?

Cartaz Cinema

Será este o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

A notícia tem sido muito comentada nos últimos tempos: Daniel Day-Lewis terá terminado a sua carreira de actor com “Linha Fantasma”, de Paul Thomas Anderson — para já, o filme está nas salas portuguesas. João Lopes destaca também a estreia de “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, e “Sem Amor”, de Andrey Zvyagintsev — todos estes três filmes estão envolvidos na corrida aos Oscars (os dois primeiros concorrendo para melhor filme do ano, o terceiro para melhor filme estrangeiro).

Seja ou não o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis, “Linha Fantasma” fica como mais um momento excepcional do seu trabalho (reencontrando o realizador Paul Thomas Anderson, dez anos depois de “Haverá Sangue”). Interpretando um criador da alta costura de Londres, na década de 1950, Day-Lewis dá corpo às inquietações de um artista seduzido pela procura da beleza absoluta.

“A Forma da Água” confirma Guillermo del Toro como um criador que gosta de explorar os enigmas de universos fantásticos. Desta vez, o cineasta mexicano encena a relação de uma mulher muda com uma criatura dos mares, num tom de fábula marcado pelas convulsões da Guerra Fria — Sally Hawkins é a notável intérprete principal.

Andrey Zvyagintsev é um dos nomes fundamentais da actual produção cinematográfica da Rússia. Distinguido em Cannes/2017 com o Prémio do Júri, o seu filme “Sem Amor” faz o retrato íntimo de um casal cujo filho desaparece misteriosamente — um drama de personagens e situações muito particulares, mas com um apelo emocional que transcende todas as fronteiras.

Já disponível em DVD, “Os Olhos da Minha Mãe”, de Nicolas Pesce, é um dos exemplos mais originais da mais recente produção americana na área do terror. Com duas participações portuguesas: a actriz Kika Magalhães e, na banda sonora, dois fados de Amália Rodrigues.

* Banda sonora: “A Forma da Água” (2017), de Guillermo del Toro

> “You’ll Never Know”, Renée Fleming

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC