sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Será este o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis?

Cartaz Cinema

Será este o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

A notícia tem sido muito comentada nos últimos tempos: Daniel Day-Lewis terá terminado a sua carreira de actor com “Linha Fantasma”, de Paul Thomas Anderson — para já, o filme está nas salas portuguesas. João Lopes destaca também a estreia de “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, e “Sem Amor”, de Andrey Zvyagintsev — todos estes três filmes estão envolvidos na corrida aos Oscars (os dois primeiros concorrendo para melhor filme do ano, o terceiro para melhor filme estrangeiro).

Seja ou não o derradeiro filme de Daniel Day-Lewis, “Linha Fantasma” fica como mais um momento excepcional do seu trabalho (reencontrando o realizador Paul Thomas Anderson, dez anos depois de “Haverá Sangue”). Interpretando um criador da alta costura de Londres, na década de 1950, Day-Lewis dá corpo às inquietações de um artista seduzido pela procura da beleza absoluta.

“A Forma da Água” confirma Guillermo del Toro como um criador que gosta de explorar os enigmas de universos fantásticos. Desta vez, o cineasta mexicano encena a relação de uma mulher muda com uma criatura dos mares, num tom de fábula marcado pelas convulsões da Guerra Fria — Sally Hawkins é a notável intérprete principal.

Andrey Zvyagintsev é um dos nomes fundamentais da actual produção cinematográfica da Rússia. Distinguido em Cannes/2017 com o Prémio do Júri, o seu filme “Sem Amor” faz o retrato íntimo de um casal cujo filho desaparece misteriosamente — um drama de personagens e situações muito particulares, mas com um apelo emocional que transcende todas as fronteiras.

Já disponível em DVD, “Os Olhos da Minha Mãe”, de Nicolas Pesce, é um dos exemplos mais originais da mais recente produção americana na área do terror. Com duas participações portuguesas: a actriz Kika Magalhães e, na banda sonora, dois fados de Amália Rodrigues.

* Banda sonora: “A Forma da Água” (2017), de Guillermo del Toro

> “You’ll Never Know”, Renée Fleming

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.