sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Memórias de Hollywood com Annette Bening

Memórias de Hollywood com Annette Bening

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Annette Bening volta a exibir o seu sofisticado talento em “As Estrelas Não Morrem em Liverpool”, interpretando uma figura lendária de Hollywood: a actriz Gloria Grahame (1923-1981). João Lopes destaca ainda a estreia de dois documentários — “Olhares Lugares” e “Beuys” —, evocando também Gloria Grahame através da edição em DVD do clássico “Corrupção”.

“As Estrelas Não Morrem em Liverpool”, de Paul McGuigan, é um retrato dramático e melodramático dos tempos finais de Gloria Grahame. Annette Bening é mais uma vez notável no papel central, contracenando com Jamie Bell numa performance de igual complexidade e emoção.

A veterana francesa Agnès Varda aliou-se ao artista plástico e fotógrafo JR para realizar um documentário sobre gentes esquecidas da França rural — o resultado chama-se “Olhares Lugares” e está na corrida para o Oscar de melhor documentário. Varda é já detentora de um Oscar honorário, atribuído nos Governor Awards.

Andres Veiel propõe uma viagem pelo universo pessoal e artístico de Joseph Beuys (1921-1986). O seu trabalho documental, intitulado “Beuys”, evoca em particular o modo como o artista alemão viveu as suas performances, transformando cada criação num processo de discussão política e interrogação moral.

Também já chegou às salas o filme de Ridley Scott em que Kevin Spacey foi substituído por Christopher Plummer: “Todo o Dinheiro do Mundo” evoca a história dramática do rapto de John Paul Getty III, em 1973, e a decisão do seu avô (então o homem mais rico do mundo) de não pagar o resgate exigido pelos raptores.

Através do DVD, podemos ver ou rever a presença mágica de Gloria Grahame em “Corrupção” — produzido em 1953, com Glenn Ford e Lee Marvin no elenco, este é um dos grandes clássicos do filme “noir”, com assinatura de Fritz Lang.

* Banda sonora: “A Hard Day’s Night” (1964), de Richard Lester

> “I Should Have Known Better”, The Beatles

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29