sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Willem Dafoe na corrida aos Óscares

Cartaz Cinema

Willem Dafoe na corrida aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Willem Dafoe volta a estar em destaque na corrida aos Óscares: a sua interpretação em “The Florida Project” valeu-lhe mais uma nomeação na categoria de melhor actor secundário. João Lopes comenta ainda a estreia de “Black Panther”, nova aventura com chancela Marvel, destacando também o lançamento em DVD do filme “Lumiere!”, de Thierry Frémaux.

“The Florida Project”, de Sean Baker, retrata a existência quotidiana de um motel, na Florida, próximo do Disney World. É um retrato paradoxal, entre a comédia e o drama, que valeu a Willem Dafoe (no papel do gerente do motel) a sua terceira nomeação para o Oscar de melhor actor secundário.

Ryan Coogler, o cineasta de “Creed: o Legado de Rocky” (2015), surge agora associado aos estúdios Marvel, assinando “Black Panther”, mais uma aventura de super-heróis — no seu centro está o rei de Wakanda, país imaginário da África marcado pela violência das lutas internas.

Uma estreia invulgar é a de “Alias María”, de José Luis Rugeles, produção colombiana que relata as convulsões internas do país, em particular mostrando o modo como crianças e adolescentes são utilizados em combates de guerrilha — o filme esteve na edição de 2015 do Festival de Cannes.

Na área do DVD, há uma novidade — “Lumière!” — que, curiosamente, tem associado o nome do programador de Cannes: Thierry Frémaux. Também director do Instituto Lumière, em Lyon, Frémaux mostra-nos os pequenos filmes dos irmãos Auguste e Louis Lumière, celebrando o modo como, através deles, o cinema se impôs, há mais de um século, como uma fascinante novidade técnica e narrativa. Além do mais, trata-se de uma edição de invulgar qualidade, apresentando esses filmes em cópias impecavelmente restauradas.

* Banda sonora: “Liga da Justiça” (2017), de Zack Snyder

> “Come Together”, Gary Clark Jr. e Junkie XL