sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Willem Dafoe na corrida aos Óscares

Cartaz Cinema

Willem Dafoe na corrida aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Willem Dafoe volta a estar em destaque na corrida aos Óscares: a sua interpretação em “The Florida Project” valeu-lhe mais uma nomeação na categoria de melhor actor secundário. João Lopes comenta ainda a estreia de “Black Panther”, nova aventura com chancela Marvel, destacando também o lançamento em DVD do filme “Lumiere!”, de Thierry Frémaux.

“The Florida Project”, de Sean Baker, retrata a existência quotidiana de um motel, na Florida, próximo do Disney World. É um retrato paradoxal, entre a comédia e o drama, que valeu a Willem Dafoe (no papel do gerente do motel) a sua terceira nomeação para o Oscar de melhor actor secundário.

Ryan Coogler, o cineasta de “Creed: o Legado de Rocky” (2015), surge agora associado aos estúdios Marvel, assinando “Black Panther”, mais uma aventura de super-heróis — no seu centro está o rei de Wakanda, país imaginário da África marcado pela violência das lutas internas.

Uma estreia invulgar é a de “Alias María”, de José Luis Rugeles, produção colombiana que relata as convulsões internas do país, em particular mostrando o modo como crianças e adolescentes são utilizados em combates de guerrilha — o filme esteve na edição de 2015 do Festival de Cannes.

Na área do DVD, há uma novidade — “Lumière!” — que, curiosamente, tem associado o nome do programador de Cannes: Thierry Frémaux. Também director do Instituto Lumière, em Lyon, Frémaux mostra-nos os pequenos filmes dos irmãos Auguste e Louis Lumière, celebrando o modo como, através deles, o cinema se impôs, há mais de um século, como uma fascinante novidade técnica e narrativa. Além do mais, trata-se de uma edição de invulgar qualidade, apresentando esses filmes em cópias impecavelmente restauradas.

* Banda sonora: “Liga da Justiça” (2017), de Zack Snyder

> “Come Together”, Gary Clark Jr. e Junkie XL

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.