sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Charlize Theron transfigura-se para papel dramático

Charlize Theron transfigura-se para papel dramático

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Charlize Theron volta a consumar uma grande transfiguração física para interpretar o papel central de “Tully”, o novo filme de Jason Reitman. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, destacando ainda o filme “O Segredo dos Kennedy”, centrado num episódio trágico da vida do senador Edward Kennedy.

Em “Tully”, Charlie Theron interpreta o drama de uma mãe que tem o seu terceiro filho, vendo-se compelida a contratar uma ama que lhe permita descansar um pouco durante a noite. Realizado por Jason Reitman, esta é uma variação original sobre os modelos tradicionais do melodrama familiar — também com Mackenzie Davis e Roy Livingston.

Foi no Verão de 1969 que o senador Edward Kennedy teve um acidente de automóvel em que faleceu uma das jovens que trabalhava para a sua campanha presidencial. “O Segredo dos Kennedy” evoca esse acidente e os seus drásticos efeitos na vida pessoal e política de Kennedy — com Jason Clarke no papel do senador.

Sergei Loznitsa continua a construir ficções profundamente marcadas por componentes documentais. Assim acontece em “Um Mulher Doce”, retrato angustiado de uma mulher que quer saber em que condições o seu marido se encontra preso — um drama da Rússia contemporânea.

“As Guardiãs”, de Xavier Beauvois, evoca os tempos dramáticos da Grande Guerra de 1914-18 e, mais especificamente, a vida das mulheres que ficaram nos campos de França, enquanto os maridos estavam na frente de combate — com Nathalie Baye e a sua filha, Laura Smet.

“Mudbound – As Lamas do Mississipi”, de Dee Rees, é um dos títulos mais importantes da recente vaga de obras dedicadas à história dos afro-americanos, neste caso evocando o racismo no Mississipi de finais da década de 1940. Com Jason Clarke, Carey Mulligan e Mary J. Blige, já se encontra disponível no mercado do DVD.

* Banda sonora: “Não Dês Bronca” (1989), de Spike Lee

> “Don’t Shoot Me”, Take 6

  • Nostalgia cinéfila no Cais do Sodré
    12:34

    Cartaz

    Com “Cabaret Maxime”, Bruno de Almeida recria cenários do Cais do Sodré para celebrar os ambientes e espectáculos da noite. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, incluindo o lançamento em DVD de “A Fábrica de Nada”, o filme português que venceu o prémio FIPRESCI em Cannes/2017.

  • Filme de Wim Wenders em tom romântico
    12:01

    Cartaz

    “Submersos”, a mais recente realização do alemão Wim Wenders, é a principal estreia da semana. João Lopes comenta as principais novidades do mercado cinematográfico, evocando ainda alguns momentos fortes do recente Festival de Cannes.

  • Drama dos refugiados filmado por Ai Weiwei
    10:19

    Cartaz

    Ai Weiwei viajou pelo mundo todo para registar testemunhos das situações que, nos últimos anos, geraram fluxos de milhões de refugiados. João Lopes destaca ainda o lançamento de uma edição especial em Blu-ray do clássico “Blade Runner”

  • Documentário evoca repressão da PIDE
    10:32

    Cartaz

    “Luz Obscura” é mais uma proposta documental de Susana de Sousa Dias, evocando os mecanismos de repressão do Estado Novo. João Lopes destaca ainda a estreia de “Frantz”, de François Ozon, e o lançamento em DVD do polémico “Mãe!”, de Darren Aronofsky.

  • Cinema evoca Eusébio antes de ser uma estrela
    11:46

    Cultura

    Antes de ser uma estrela do futebol, Eusébio da Silva Ferreira foi intensamente disputado por Benfica e Sporting — o filme “Ruth” evoca as memórias desses tempos atribulados. João Lopes destaca ainda a reposição de “Exterminador Implacável 2” e a edição em DVD de “Detroit”.

  • Wes Anderson encena fábula com cães
    12:35

    Cartaz

    Com “Ilha dos Cães”, o americano Wes Anderson regressa à animação com pequenos bonecos animados, conhecida pela designação técnica “stop motion”. João Lopes destaca ainda a estreia de “A Morte de Estaline”, uma reflexão muito sarcástica sobre os bastidores do poder político na URSS.

  • Cineasta belga aborda a guerra na Síria
    11:16

    Cartaz

    Através do filme “Na Síria”, cineasta belga Philippe van Leeuw aborda a experiência de uma família no interior de um conflito trágico. João Lopes destaca ainda a edição em Blu-ray de “Dunkirk”, o filme de Christopher Nolan que ganhou três Oscars.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes