sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

Há ou não racismo em Portugal?

E Se Fosse Consigo?

Há ou não racismo em Portugal?

E SE FOSSE CONSIGO?, o programa que a SIC vai estrear na segunda feira, 18 de Abril, pelas 20:50, lançou já o debate: somos ou não um país racista? De que forma se revelam e manifestam esses comportamentos?

Centenas de milhares de pessoas já viram os vídeos de lançamento do programa E Se Fosse Consigo?

O debate chegou em força às redes sociais, as opiniões sobrepõem-se ou dividem-se, como em todos os assuntos pouco estudados e discutidos.

Há a convicção de que os portugueses se consideram um povo tolerante e integrador. Mas será mesmo assim?

Nas relações sociais, no momento de arranjar emprego ou de fazer a lista de deputados, será que a cor da pele não pesa nos critérios, nas escolhas, nas decisões?

Mesmo antes da estreia, a discussão sobre o tema está em cima da mesa. A forma como o Senhor Silva, cozinheiro num restaurante em Lisboa, analisa a questão (no vídeo) traduz certamente o que muitos portugueses pensam sobre o assunto.

Os resultados de uma sondagem que a SIC vai divulgar no Primeiro Jornal de sábado confirmam a tese de que em Portugal é política e socialmente incorreto assumir e defender publicamente comportamentos racistas.

Ao contrário de outros países, em que a discriminação racial entrou de forma clara no discurso político (o exemplo mais brutal é o programa do The Finns Party, na Finlândia, que chegou a defender a esterilização dos emigrantes africanos), por cá, a grande maioria dos entrevistados diz rejeitar o racismo. “E se um dia a sua filha lhe aparecer em casa com um namorado de outra cor?”. O incómodo da maioria é evidente nas respostas.

  • Há ou não racismo em Portugal?
    1:55

    Racismo

    O racismo é o tema do primeiro programa E SE FOSSE CONSIGO?, a estrear na segunda feira, 18 de Abril, pelas 20:50, em simultâneo na SIC e na SIC Notícias. Logo a seguir, a SIC Notícias, abre espaço a um debate, moderado pela coordenadora e apresentadora do programar Conceição Lino. Mesmo antes da estreia, a discussão sobre o tema, o racismo em Portugal, está lançado.

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43