sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

“Um carimbo na testa” E Se Fosse Consigo?

E se fosse consigo?

O programa de Conceição Lino vai, mais uma vez, confrontar os espectadores com o seus próprios preconceitos. Na primeira emissão, tratou de racismo, na segunda, vai mostrar até que ponto os gordos são discriminados.

Seja na escola, quando se escolhem os parceiros para as brincadeiras em equipa, seja já na idade adulta, na seleção de candidatos ao emprego, os efeitos práticos do preconceito existem e passam de pais para filhos.

Muitos dos problemas relacionais e amorosos resultam diretamente da discriminação gerada pela condição física. Numa experiência feita nos Estados Unidos entre um assassino, um ladrão e um gordo, centenas de jovens escolheram o que prefeririam. “Por incrível que pareça, o gordo foi o último a ser escolhido. Portanto, é preferível casar com um assassino ou com um fulano agressivo do que com um gordo que até pode ser boa pessoa”, explica Carlos Oliveira, da Associação de Obesos e Ex-Obesos.

A acumulação de tecido adiposo em excesso é condição fértil ao avanço de estigma social, problema por vezes mais difícil de tratar do que as doenças associadas à obesidade.

Nos últimos 40 anos, a população aumentou 1,5 quilos, em média, por época. Hoje, há mais de 640 milhões de obesos no mundo, 2,3% de homens e 5% de mulheres com obesidade grave.

Há 40 anos, um dos problemas de saúde, sobretudo nas classes mais pobres, era a falta de peso. A situação de magreza causada pela subnutrição afetava uma grande fatia da população. Hoje, o consumo excessivo de alimentos superenergéticos e dietas caóticas leva à obesidade. Como dizia há dias numa crónica de rádio o psiquiatra Júlio Machado Vaz, “o chocolate é um dos principais antidepressivos”. Dá a ilusão de que resolve questões amorosas e outras, mas acaba por acrescentar, quase sem se dar por isso, uns quilos à condição física. No entanto, é preciso não esquecer as condições biológicas e genéticas e essas quase nunca são consideradas quando à partida se está disposto a julgar e a criticar alguém gordo.

Obesidade pode ser sinónimo de problema de saúde grave mas é seguramente sinónimo de sofrimento escondido e de estigma social, seja na rua, na praia, na escola, no emprego, nas lojas de roupa.

Carlos Oliveira, da Associação de Obesos e ex-Obesos, não tem dúvidas: ser gordo é ter “um carimbo na testa”, afirmou esta semana à revista Visão, que dedicou algumas páginas ao tema de destaque o segundo programa E SE FOSSE CONSIGO?, que vai para o ar, segunda feira, na SIC. O programa de Conceição Lino vai, mais uma vez, confrontar os espectadores com o seus próprios preconceitos. Na primeira emissão, tratou de racismo, na segunda, vai mostrar até que ponto os gordos são discriminados, numa sociedade em que o “culto do corpo” é uma imposição social.

O debate está lançado e sobre ele todos têm opinião.

  • Plus size é utilizado para definir as modelos que vestem acima do 44
    3:36

    E se fosse consigo?

    Na segunda-feira, o programa "E se fosse consigo?" vai abordar o tema da discriminação em relação ao peso e à imagem. Até que ponto as pessoas gordas ou obesas são olhadas de forma diferente pala sociedade portuguesa? A discussão já está a acontecer nas redes sociais. Nas últimas décadas, a beleza tem estado sempre associada a corpos magros. Contudo, ultimamente, o sucesso de modelos e bloggers plus size tem vindo a ser notícia.

  • Programa lança debate sobre o peso da imagem
    1:17

    E se fosse consigo?

    O program da SIC "E se fosse consigo?" vai lançar o debate sobre a obesidade, já na próxima segunda-feira. Este será o ponto de partida para o próximo programa. Para já, ouvimos a opinião de um professor de andebol. Partilhe a sua opinião nas redes sociais do programa "E se fosse consigo?".

  • O que diz uma professora de dança sobre o preconceito em relação aos gordos
    1:34

    O Peso da Imagem

    O programa "E se fosse consigo?" está a lançar o debate nas redes sociais sobre o preconceito em relação aos gordos. Olhamos para quem é gordo com um olhar diferente? Até que ponto somos capazes de impedir que alguém seja humilhado em público por causa do peso? Este é o ponto de partida para o próximo programa. Fique com a opinião de Márcia Pola, professora de dança.

  • Peso da imagem é o tema do próximo programa
    1:32

    E se fosse consigo?

    O programa da SIC "E Se Fosse Consigo?" estreou, esta segunda-feira, a liderar nos canais generalistas. A discussão sobre o racismo prolonga-se até hoje nas redes sociais. No próximo programa o tema é o peso da imagem, tendo como foco principal a dificuldade que as pessoas obesas têm em arranjar emprego. Os temas que vão sendo abordados nos vários episódios são, todas as semanas, desenvolvidos na revista Visão.

  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35
  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.

  • De onde vem o dinheiro de Isabel II?

    Mundo

    A rainha Isabel II vai ser aumentada - pelo exercício das suas funções -, em 2018, para 82,2 milhões de libras (93,5 milhões de euros). Este valor é pago pelo Estado britânico. Contudo, esta não é a única fonte de rendimento da rainha de Inglaterra. Isabel II também recebe pelas terras, casas e empresas que tem espalhadas pelo Reino Unido.