sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

“Um carimbo na testa” E Se Fosse Consigo?

E se fosse consigo?

O programa de Conceição Lino vai, mais uma vez, confrontar os espectadores com o seus próprios preconceitos. Na primeira emissão, tratou de racismo, na segunda, vai mostrar até que ponto os gordos são discriminados.

Seja na escola, quando se escolhem os parceiros para as brincadeiras em equipa, seja já na idade adulta, na seleção de candidatos ao emprego, os efeitos práticos do preconceito existem e passam de pais para filhos.

Muitos dos problemas relacionais e amorosos resultam diretamente da discriminação gerada pela condição física. Numa experiência feita nos Estados Unidos entre um assassino, um ladrão e um gordo, centenas de jovens escolheram o que prefeririam. “Por incrível que pareça, o gordo foi o último a ser escolhido. Portanto, é preferível casar com um assassino ou com um fulano agressivo do que com um gordo que até pode ser boa pessoa”, explica Carlos Oliveira, da Associação de Obesos e Ex-Obesos.

A acumulação de tecido adiposo em excesso é condição fértil ao avanço de estigma social, problema por vezes mais difícil de tratar do que as doenças associadas à obesidade.

Nos últimos 40 anos, a população aumentou 1,5 quilos, em média, por época. Hoje, há mais de 640 milhões de obesos no mundo, 2,3% de homens e 5% de mulheres com obesidade grave.

Há 40 anos, um dos problemas de saúde, sobretudo nas classes mais pobres, era a falta de peso. A situação de magreza causada pela subnutrição afetava uma grande fatia da população. Hoje, o consumo excessivo de alimentos superenergéticos e dietas caóticas leva à obesidade. Como dizia há dias numa crónica de rádio o psiquiatra Júlio Machado Vaz, “o chocolate é um dos principais antidepressivos”. Dá a ilusão de que resolve questões amorosas e outras, mas acaba por acrescentar, quase sem se dar por isso, uns quilos à condição física. No entanto, é preciso não esquecer as condições biológicas e genéticas e essas quase nunca são consideradas quando à partida se está disposto a julgar e a criticar alguém gordo.

Obesidade pode ser sinónimo de problema de saúde grave mas é seguramente sinónimo de sofrimento escondido e de estigma social, seja na rua, na praia, na escola, no emprego, nas lojas de roupa.

Carlos Oliveira, da Associação de Obesos e ex-Obesos, não tem dúvidas: ser gordo é ter “um carimbo na testa”, afirmou esta semana à revista Visão, que dedicou algumas páginas ao tema de destaque o segundo programa E SE FOSSE CONSIGO?, que vai para o ar, segunda feira, na SIC. O programa de Conceição Lino vai, mais uma vez, confrontar os espectadores com o seus próprios preconceitos. Na primeira emissão, tratou de racismo, na segunda, vai mostrar até que ponto os gordos são discriminados, numa sociedade em que o “culto do corpo” é uma imposição social.

O debate está lançado e sobre ele todos têm opinião.

  • Plus size é utilizado para definir as modelos que vestem acima do 44
    3:36

    E se fosse consigo?

    Na segunda-feira, o programa "E se fosse consigo?" vai abordar o tema da discriminação em relação ao peso e à imagem. Até que ponto as pessoas gordas ou obesas são olhadas de forma diferente pala sociedade portuguesa? A discussão já está a acontecer nas redes sociais. Nas últimas décadas, a beleza tem estado sempre associada a corpos magros. Contudo, ultimamente, o sucesso de modelos e bloggers plus size tem vindo a ser notícia.

  • Programa lança debate sobre o peso da imagem
    1:17

    E se fosse consigo?

    O program da SIC "E se fosse consigo?" vai lançar o debate sobre a obesidade, já na próxima segunda-feira. Este será o ponto de partida para o próximo programa. Para já, ouvimos a opinião de um professor de andebol. Partilhe a sua opinião nas redes sociais do programa "E se fosse consigo?".

  • O que diz uma professora de dança sobre o preconceito em relação aos gordos
    1:34

    O Peso da Imagem

    O programa "E se fosse consigo?" está a lançar o debate nas redes sociais sobre o preconceito em relação aos gordos. Olhamos para quem é gordo com um olhar diferente? Até que ponto somos capazes de impedir que alguém seja humilhado em público por causa do peso? Este é o ponto de partida para o próximo programa. Fique com a opinião de Márcia Pola, professora de dança.

  • Peso da imagem é o tema do próximo programa
    1:32

    E se fosse consigo?

    O programa da SIC "E Se Fosse Consigo?" estreou, esta segunda-feira, a liderar nos canais generalistas. A discussão sobre o racismo prolonga-se até hoje nas redes sociais. No próximo programa o tema é o peso da imagem, tendo como foco principal a dificuldade que as pessoas obesas têm em arranjar emprego. Os temas que vão sendo abordados nos vários episódios são, todas as semanas, desenvolvidos na revista Visão.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.