sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

E se fosse consigo? Os jovens e o álcool

Episódio completo

E se fosse consigo? Os jovens e o álcool

Os jovens e o álcool é o tema do sétimo programa "E Se Fosse Consigo?".

  • Os jovens e o álcool em debate
    21:03

    E se fosse consigo?

    O programa "E se fosse consigo?" desta semana fala sobre os jovens e o álcool. Como convidados para o debate da SIC Notícias estiveram: a psicóloga Rita Lambaz, Fernanda Feijão, autora de estudos sobre álcool e drogas nos jovens, e o voluntário Frederico Matos.

  • E Se Fosse Consigo?, As pessoas agora não se querem aborrecer...
    3:02

    Os jovens e o álcool

    O estudo mais recente revela que, entre os alunos das escolas públicas, as bebidas destiladas são as mais consumidas. Aos 13 anos, já 6% dizem que consomem bebidas destiladas e, quando chegam aos 18, mais de metade (52%) bebem as chamadas bebidas brancas. Seguem-se as misturas e depois a cerveja. Perante estes números, será que podemos ficar indiferentes? Fizemos a experiência com atores. Dois jovens visivelmente embriagados aproximam-se de um carro. Ele quer conduzir, a namorada, mais consciente, tenta impedi-lo. Qualquer um pode ajudar. Mas poucos o quiseram fazer. E se fosse consigo?

  • E Se Fosse Consigo?, Bebem como quem bebe um refrigerante, eles bebem álcool aos litros
    4:22

    Os jovens e o álcool

    Os jovens bebem cada vez mais e cada vez mais cedo mas os perigos das bebidas alcoólicas tendem a ser desvalorizados. Os riscos do consumo excessivo vão dos danos cerebrais aos psicológicos e físicos. Perante alguém em total descontrolo, quantos se importam?Fizemos a experiência com dois jovens. Ele, visivelmente embriagado, prepara-se para conduzir. Será que alguém vai impedi-lo? E se fosse consigo? Fazia alguma coisa?

  • E Se Fosse Consigo?, Eles matam-se naquele estado
    3:00

    Os jovens e o álcool

    Os jovens contribuem para os 15% dos acidentes mortais provocados pelo álcool. Quantos poderiam ter sido evitados? Quisemos saber até que ponto alguém está disposto a intrometer-se na vida de desconhecidos, de modo a poder evitar uma tragédia. A experiência foi feita com dois atores. Aparentam estar ambos bêbados. Um jovem que quer conduzir, e a namorada, mais consciente, não quer que ele conduza. Alguém vai parar para ajudar? E se fosse consigo?

  • Entrevista alargada a "Carolina"
    3:09

    Os jovens e o álcool

    "Uns shots na festa de anos de uma amiga" foi o começo. Um ano depois, aos quinze anos, o álcool já tinha ganho raízes. Cresceu o gosto e o vício. Até hoje. "Carolina" recorda esses primeiros momentos e os episódios que a fizeram pensar em parar. Sete anos depois.

  • Entrevista alargada a Ricardo Matias
    4:12

    Os jovens e o álcool

    Ricardo escolheu o caminho errado a partir dos 14 anos. Só agora é capaz de o admitir. Depois de uma vida a arranjar desculpas ou falsas razões para beber sempre mais um copo, resolveu parar. Em recuperação, percebeu a impotência perante o álcool e até onde o vício o levou. O álcool desgovernou-lhe a vida. Agora, espera não se desviar mais do caminho certo.

  • Entrevista alargada a Ana Luzia Martins
    5:37

    Os jovens e o álcool

    Bebia porque era feliz assim, bebia para gostar dela própria, ou para que os outros gostassem dela. Aos 15 anos, não gostou do sabor do álcool mas depois começou a ser escrava da "sensação maravilhosa". Bebeu porque quis, porque o corpo lhe pedia, porque não tinha força para dizer não. Mais de 20 anos depois de ter bebido o primeiro copo, Ana Luzia partilha episódios de uma vida regada a álcool, dos tratamentos e da recuperação. Só parou há cinco anos e tem muito medo de uma gota que seja.

  • Entrevista alargada a Fábio Costa
    4:29

    Os jovens e o álcool

    "Uma brincadeira que correu mal" é assim que Fábio recorda o primeiro contacto com o álcool. Uma brincadeira que lhe roubou 14 anos que gostava que "tivessem sido bastante diferentes". Uma parte da vida que prefere não contar aos filhos que sonha vir a ter. Fábio consegue agora apreciar a felicidade de viver sóbrio e está a recuperar dos excessos. De beber até cair, de levantar-se e beber mais. Para voltar a cair.

  • Entrevista alargada a Célia Franco
    4:24

    Os jovens e o álcool

    "O pai de um jovem de 13 ou 14 anos não pode deixá-lo entrar em casa às 4, 5 ou 6 da manhã". A psiquiatra Célia Franco não têm dúvidas, "os pais demitiram-se", e as consequências estão à vista de todos. Os jovens estão a crescer sem regras, sem ninguém que os guie, sentem-se ignorados. A coordenadora da Unidade de Patologia do Álcool do Centro Hospitalar Universidade de Coimbra diz que os jovens procuram estímulos fortes para se sentirem vivos e procuram no álcool a solução para acabar a sensação de vazio.

  • Os jovens e o álcool no próximo "E se fosse consigo?"
    2:56

    E se fosse consigo?

    Os jovens e o álcool é o tema do próximo "E se fosse consigo?". Atualmente, o consumo de bebidas alcoólicas começa aos 13, 14 anos, embora a lei só o permita a partir dos 18. Será que os adolescentes têm noção das consequências que o álcool causa num cérebro ainda em formação? O caso que vai conhecer é um exemplo da destruição que pode acontecer na vida de um jovem que começa a beber cedo demais.

  • Os jovens e o álcool é o tema do próximo "E Se Fosse Consigo?"
    1:30

    Os jovens e o álcool

    Será que os pais estão atentos? Qual é a sua opinião? Tiago Amado deixa a dele. Considera que o papel dos pais na relação dos filhos com o álcool é fundamental e só com pais presentes, é possível ajudá-los a tomarem as decisões certas. O álcool está presente em todo o lado e os jovens devem estar alerta para o mal que o consumo pode trazer-lhes. O debate está lançado. Participe.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52