sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

E Se Fosse Consigo? A violência doméstica

Episódio completo

E Se Fosse Consigo? A violência doméstica

A violência doméstica é o tema do oitavo programa do "E se Fosse Consigo?".

  • A violência doméstica em debate
    21:53

    E se fosse consigo?

    O oitovo programa "E Se Fosse Consigo?" fala sobre a violência doméstica. O psicólogo forense Mauro Paulino, que tem investigado a situação e o comportamento das vítimas, o psicólogo forense Rui Abrunhosa, com experiência de trabalho com os agressores, e a jurista Ana Marciano, que lida diretamente com vítimas que recorrem à UMAR, foram os convidados para debater o tema na SIC Notícias.

  • "E Se Fosse Consigo?", "O que mais me marcou foi a minha mãe estar grávida de 9 meses e ele dar-lhe pontapés na barriga"
    3:28

    Violência doméstica

    As mulheres continuam a ser as principais vítimas da violência doméstica. No ano passado, apresentaram mais de 17 mil queixas de homens no contexto de uma relação, de acordo com dados da GNR e da PSP. Quem está disposto a parar com a violência? Fizemos a experiência. Na rua, um homem persegue a mulher, discute com ela e não hesita em maltratá-la. "E Se Fosse Consigo?" Estava disposto a agir ou seguia caminho?

  • Entrevista alargada a Maria Maia
    4:48

    Violência doméstica

    Ainda hoje não sabe bem o que a levou a acreditar. Talvez "as mil e uma promessas" ou simplesmente por estar sozinha criaram-lhe a ilusão de que ia ser feliz. Uma felicidade prometida que nunca chegou a acontecer. Da primeira chapada ao internamento hospitalar foi um pequeno passo. Maria recorda um percurso feito de agressões, insultos, da proibição de ver os filhos. Acabou por perder tudo, saiu de casa com 50 cêntimos no bolso para uma casa-abrigo. Resta-lhe esperar que a justiça faça justiça.

  • Entrevista alargada a Fátima Teixeira
    5:34

    Violência doméstica

    Foram precisos 46 anos para Fátima ganhar coragem para denunciar os maus-tratos de foi vítima. Dois casamentos, duas histórias de violência e insultos de que hoje já consegue falar. Fátima perdeu o medo, e deixa um conselho a todas as mulheres que sofrem às mãos de maridos ou namorados: "Não sofram! Ganhem coragem, participem deles".

  • Entrevista alargada a "Susana"
    6:40

    Violência doméstica

    "Vivia sempre com medo". Mesmo nos bons momentos temia. Os maus, podiam chegar a qualquer momento. Já tinha sido feliz. Tempos em que "Susana" julgava ter encontrado o companheiro perfeito, o pai que sonhou para o filho que os dois desejaram. "Susana" partilha episódios de uma vida de sofrimento. Das ameaças de que foi vítima às que incluíram o próprio filho.

  • Entrevista alargada a Liliana Ferreira
    2:31

    Violência doméstica

    "Quando o conheci, chamou-me a atenção, era carinhoso, era atencioso, achei que tinha encontrado o meu príncipe encantado". O pior veio depois. Murros, chapadas e pontapés que chegaram a levá-la à inconsciência. Liliana recorda como acordava com os filhos à volta dela e o dia em que pôs ponto final na relação. Seguiu com a vida em frente, mas as ameaças do passado continuam a caminhar com ela.

  • E se Fosse Consigo? Projeto Carry On apoia vítimas de violência doméstica
    3:50

    E se fosse consigo?

    O episódio de hoje do "E se Fosse Consigo?" vai abordar o tema da violência doméstica. O programa testa as reações de quem é confrontado com um homem que maltrata e insulta a mulher em público. Em Portugal existe um projeto de apoio às vítimas de violência doméstica chamado Carry On, que tem como principal objetivo promover o bem estar através do contacto com a natureza. A SIC acompanhou em exclusivo um dia de atividades no Mosteiro de Tibães, em Braga.

  • Violência doméstica: E se fosse consigo?
    1:45

    Violência doméstica

    A violência doméstica é o tema do próximo "E se fosse consigo?". Desta vez o programa testou as reações de quem é confrontado com um homem que maltrata e insulta a mulher à vista de todos. O debate sobre o assunto já circula nas redes sociais e não só. Sobre o tema não faltam opiniões.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.