sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

Atrizes falam da indiferença das pessoas ao verem uma criança a ser mal tratada

Atrizes falam da indiferença das pessoas ao verem uma criança a ser mal tratada

O último programa "E Se Fosse Consigo?" abordou os maus-tratos a crianças. Para recriar uma situação em que uma mãe maltrata a filha em público, foi preciso contar com a participação de duas crianças. Depois das gravações, em que a maioria das pessoas não interferiu para acabar com a agressividade da mãe, as jovens atrizes falaram sobre a indiferença dos que passaram, inclusive de um ex-ministro.

  • Abandonada pela mãe, do pai só se lembra dos maus momentos
    5:43

    E se fosse consigo?

    A mãe abandonou-a ainda não tinha 2 anos. Do pai, só se lembra das bebedeiras, das sovas de cinto, das bofetadas. Cláudia sente que lhe roubaram a infância. Quem mais devia protegê-la foi quem mais a magoou. A entrada na instituição foi fácil. Era mais uma entre as crianças da mesma idade. A saída foi a altura mais complicada. Sentiu-se meia perdida mas a dificuldade tornou-a determinada.

  • O primeiro beijo de boas noites que receberam foi na instituição
    5:51

    E se fosse consigo?

    Era um carinho que até aí desconheciam. Para trás, ficaram anos de maus tratos, sem regras e sem horas. Francisco e Hugo mal se conheciam. Viviam separados, um entregue ao pai, outro à mãe. Em comum, só as memórias dos maus tratos. Às mãos do pai, às mãos do padrasto. Francisco e Hugo aprenderam a viver na instituição que os acolheu. Mas o mérito é também deles.

  • Entre os indiferentes até um ex-ministro. E se fosse Consigo?
    2:34

    E se fosse consigo?

    E quando o alvo de uma agressão é uma criança? Alguém faz alguma coisa? Fizemos a experiência. Num parque público uma mãe ultrapassa os limites. Mais de uma centena de pessoas passaram pelo lugar onde a cena decorreu, incluindo um ex-ministro em pastas que o obrigariam a ser mais sensível aos direitos e à proteção das crianças. Será possível ignorar? Quem está disposto a fazer alguma coisa? E Se Fosse Consigo?

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17