sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

O preconceito em relação aos transexuais

Episódio completo

O preconceito em relação aos transexuais

O tema do programa "E Se Fosse Consigo?" é a transfobia, o preconceito em relação às pessoas transexuais.

  • Gustavo começou a rejeitar o corpo com que nasceu aos 3 anos
    5:02

    E se fosse consigo?

    Tinha apenas 3 anos quando pela primeira vez manifestou rejeição pelo corpo com que nasceu. Sempre se sentiu diferente, mas não entendia porquê e chegou a pensar que não era normal. "Vivia num abismo". Gustavo lembra-se da incerteza dos médicos, da vergonha que passou quando lhes pediu ajuda. Não desistiu. Descobriu outros que, como ele, já tinham tido as mesmas dúvidas e foi encontrando respostas. Hoje, a avó até lhe diz "ó moço, faz a barba".

  • Cirurgião português que faz cirurgias de mudança de sexo é reconhecido internacionalmente
    4:38

    E se fosse consigo?

    João Décio Ferreira, cirurgião plástico, considera que quando se muda o corpo a uma pessoa é preciso fazê-lo com respeito e com dignidade. Com uma carreira de mais de 40 anos, o médico fez cirurgias de mudança de sexo de masculino para feminino e de feminino para masculino a centenas de pessoas. A técnica cirúrgica que desenvolveu mereceu reconhecimento internacional. Em 2016, foi distinguido pela Sociedade Alemã de Sexologia Clínica pelo trabalho na área da mudança de sexo. A distinção que recebeu em Munique premeia o "trabalho de uma vida" do médico português devido à sua contribuição "quer a nível de investigação, quer a nível de ensino".

  • "Cada um de nós é que sabe aquilo que é, o que sente"
    6:48

    E se fosse consigo?

    Como é que se pode obrigar alguém transexual a ser o que não sente que é, a provar quem é? Os outros têm de provar que são homens ou mulheres? Zélia Figueiredo deixa a interrogação. Para a psiquiatra, a transexualidade não é uma doença mental. Quem chega à sua consulta são pessoas que precisam de apoio. Pessoas que numa sociedade dividida entre homens e mulheres não têm espaço nem compreensão para o que estão a passar.

  • Não sabia bem o que era, mas não era igual aos outros rapazes. A história de Alexandra Machado
    5:21

    E se fosse consigo?

    Só se sentia verdadeiramente feliz quando brincava com as bonecas da prima. As Barbies e os Nenucos faziam-na esquecer que vivia num corpo que sentia que não era o dela. Foi contrariada. Diz que nunca ninguém a compreendia. Não sabia bem o que era, mas não era igual aos outros rapazes. Sofreu na pele a discriminação, o insulto, a violência, foi agredida, apedrejada. Começou recentemente o processo de transição. "A minha viagem começou agora", diz.

  • Chamaram-lhe Maria Rapaz, lésbica, afastaram-se dele
    11:34

    E se fosse consigo?

    As gémeas não tinham as mesmas brincadeiras mas a diferença não as separou. Enquanto ele esfolava os joelhos atrás da bola, ela brincava aos cabeleireiros. Foi sempre assim. Andreo Gustavo só pelos 10 anos teve a percepção de que algo não batia certo. Na adolescência tentou adaptar-se. Teve de fingir quem não era, ter brincadeiras que não queria, inventar namorados. Mas não evitou a estranheza. Chamaram-lhe Maria Rapaz, lésbica, afastaram-se dele. Aos 18 anos, isolou-se e chegou a pensar no suicídio. Pediu ajuda e decidiu. Avançou com o processo de mudança de género. Da irmã gémea Ana Rita teve sempre apoio.

  • "Há que ter respeito por todos"
    3:20

    E se fosse consigo?

    Intolerável é o comportamento dos outros, não é o que os transexuais são. Mas será que todos pensam assim? Fizemos a experiência. Num local público, um transexual é ofendido e humilhado. Quem vai agir em sua defesa? E Se Fosse Consigo?

  • "Era uma mulher. E era bonita"
    4:00

    E se fosse consigo?

    Alguém transexual tem disforia de género. Nasceu num corpo que não sente como o seu. Até que ponto os outros aceitam ou entendem? Fizemos a experiência. Uma mulher ofende e insulta uma mulher transexual à frente de todos. Quem trava o preconceito? E Se Fosse Consigo?

  • E Se Fosse Consigo? - O Debate
    46:42

    E se fosse consigo?

    Sete jovens transexuais falam sobre o que é nascer num corpo que sentem não pertencer ao género com que se identificam. Todos estão em processo de transição de masculino para feminino ou de feminino para masculino. Falam das dificuldades que tiveram com eles próprios por terem nascido transgénero e das dificuldades com a família e com os outros. Acreditam que a falta de informação leva muitas vezes ao preconceito, à incompreensão e à discriminação, que estão na origem de muito do sofrimento por que passam. A jornalista Conceição Lino conduz o debate, feito a propósito do programa E SE FOSSE CONSIGO? sobre transfobia.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Caso que está a gerar tensão entre Angola e Portugal chega a tribunal 2ª.feira
    1:32

    País

    O julgamento da Operação Fizz começa esta segunda feira numa altura em que o tribunal da Relação ainda não decidiu se aceita o pedido de Luanda para que Manuel Vicente seja julgado em Angola. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi arrolado pelo tribunal como testemunha e já respondeu por escrito. O processo será julgado no tribunal da comarca de Lisboa pelo coletivo de juízes formado por Alfredo Costa, Helena Pinto e Ana Guerreiro da Silva, estando o Ministério Público representado pelo procurador José Góis.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Dissonâncias entre EUA e Europa "podem ser ultrapassadas"
    1:04

    Mundo

    O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece que há sinais manifestos de dissonância na política externa da Europa e dos Estados Unidos da América. No dia em que Donald Trump completa um ano na Casa Branca, Augusto Santos Silva diz que acredita, no entanto, que essas divergências podem ser ultrapassadas.

  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.