O preconceito com os sem-abrigo
Episódio completo
O preconceito com os sem-abrigo
30.10.2017 21h11
Preconceito sobre os sem-abrigo é o tema do programa "E Se Fosse Consigo?"
Relacionados
- 7:11
Teve uma vida boa, mas a droga fê-lo “perder a cara”
Laudolino Jesus reconhece que falhou em tudo. Como pai, como marido, como empresário. Acabou na rua. Magro, sujo, com mau cheiro, lembra-se da dor que sentia pela indiferença do olhar dos outros, dos que antes o conheciam e não o reconheceram. Recomeçou do zero a reerguer-se. Trabalha para que outros como ele “sintam que conseguem dar a volta”.
- 3:23
Tem 50 anos e está na rua há 21
António passou quase metade da vida dependente de drogas, de álcool, de empregos precários. Diz nunca ter roubado e gostava de voltar a trabalhar e “ter um cantinho”. Mas para os outros, o rótulo colou-se-lhe à pele: "É um drogado que anda aí". Vive de esmolas, arruma carros, anda em tratamento. Quer mudar, “fazer uma vida diferente, provar às pessoas que já não é aquilo que era”.
- 5:41
Aos 26 anos sentiu o choque da primeira noite na rua
Sempre pensou que só podia acontecer aos outros, mas aos 26 anos sentiu o choque da primeira noite na rua. Anos de consumo, primeiro de álcool, depois de drogas, levaram-no a caídas e recaídas até os pais lhe recusarem mais uma oportunidade. Rui Pinto teve de aprender a sobreviver na rua, onde dormir, como comer, como se lavar, como arranjar dinheiro para o tabaco. Aos 42 anos, diz não ter nada, vive do que lhe dão. Neste momento, Rui Pinto está em tratamento numa comunidade terapêutica.
- 6:19
“Conhecemo-nos para a fotografia, mas quando saímos à rua ninguém se conhece"
Henrique Pinto defende que a ajuda prestada pelas organizações que trabalham com sem-abrigo é fundamental mas não chega para tirar ninguém da rua. Para o dirigente da Associação Impossible - Passionate Happenings, somos todos perfeitos desconhecidos a viver ombro a ombro e temos de recuperar o espírito da comunidade que cuida dos seus. “Conhecemo-nos para a fotografia, mas quando saímos à rua ninguém se conhece"
- 5:15
“Olham-nos como um estorvo, somos o lixo da sociedade”
João Nobre fala com mágoa dos que mudavam de passeio quando se cruzavam com ele. Filho mais novo de uma família que lhe deu “uma educação espetacular”, ainda hoje não consegue explicar o caminho que seguiu. Dos primeiros consumos na adolescência às drogas duras foi um salto. Perdeu trabalhos, perdeu oportunidades, perdeu teto, ganhou a rua. Diz que se sentiu abandonado, tentou esticar a mão mas não havia ninguém do outro lado. Sobrou a irmã, “que nunca o abandonou”.
- 5:52
Maioria dos sem-abrigo sofrem de doenças mentais, diz psiquiatra
O psiquiatra António Bento acompanha pessoas sem-abrigo há cerca de 30 anos e não tem dúvidas em afirmar que a maioria são casos de doença mental. Defende que é prioritário saber quem são os sem-abrigo, que “é uma coisa que ninguém sabe, nem eu próprio”, diz. Critica que se continue a falar dos sem-abrigo “por palpites”, como se fossem um grupo homogéneo, como se todos sofressem dos mesmos problemas. Quando a realidade é muito mais complexa.
- 5:47
“Ninguém é sem-abrigo, as pessoas estão sem abrigo”
Para Joana Teixeira, da Associação Conversa Amiga, estamos a falar de pessoas, pessoas que têm nome. “É preciso olhar para eles e perceber que não são os sem-abrigo, são o Jorge, o João, o Manuel, a Maria José”. A psicóloga considera que os que estão em condição de sem-abrigo têm muito para dar, não estão na rua porque querem mas porque não têm uma alternativa melhor. “Não são pessoas inferiores, não se podem infantilizar, não são coitadinhos”.
- 4:14
“Não é um ser humano? Então o que é?”
Muitas vezes, a esmola dos outros é o único sustento dos que estão sem-abrigo. Quem pede merece ser vítima da censura dos outros? Fizemos a experiência, com uma situação encenada. Junto a uma estação de comboios, dois jovens provocam e ofendem um homem que está a pedir. Muitos passam ao lado. Mas também há quem não tolere o desrespeito. E Se fosse Consigo?
- 4:21
“Vocês não têm de se meter com alguém que já não tem felicidade que chegue”
Sem-abrigo. Pessoas que pelas mais variadas razões vivem na rua. Mas quantos passam por eles como se não existissem? Fizemos a experiência. Dois jovens humilham um homem que está a pedir. Os três são atores mas a situação parece real e passa dos limites. Quem decide intervir? E Se fosse Consigo?
- 3:19
“Ele tem todo o direito de estar onde ele quiser, estamos num país livre”
Desde 1976 que não é crime viver na rua. Mas será que todos aceitam quem lá vive? Alguém está disposto a defendê-los quando são maltratados? Fizemos a experiência. Um ator no papel de sem-abrigo é enxovalhado, ofendido por estar a pedir na rua. Tudo se passa à vista de todos. Alguém vai em sua defesa? E Se fosse Consigo?
- 3:21
“São pessoas mais desfavorecidas mas são iguais, não é para serem tratadas assim”
Alguém sem-abrigo não merece respeito? Fizemos a experiência, em plena rua, com atores. Um homem aparentemente sem abrigo é provocado, maltratado, por dois jovens. Há quem passe, veja e vire as costas. A maioria finge que não vê. E Se Fosse Consigo? Também ia ignorar?
Na Homepage
- 3:02
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31