sicnot

Perfil

E se fosse consigo?

“Eu estou a ouvir a conversa, ela está a dizer que não o conhece”

“Eu estou a ouvir a conversa, ela está a dizer que não o conhece”

Quando se conhece alguém através da internet, quem garante que quem está do outro lado é mesmo quem se apresenta? Existem inúmeros de casos nas redes sociais de pessoas que se fazem passar por outras. Na experiência que fizemos, um homem vai ao encontro de uma rapariga num local público. A jovem é apanhada de surpresa, não o reconhece e tenta sair. Será que alguém vai agir? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu queria agir, mas estava com tanto medo"
    3:49

    E se fosse consigo?

    Um lugar público é um lugar seguro? Fizemos a experiência. Num local público, uma jovem espera um rapaz da idade dela, que só conheceu por fotografias na internet. Em vez dele aparece um homem que a ameaça, chantageia, pressiona para que saia com ele. A violência sobe de tom. A jovem chega a ser arrastada contra sua vontade. Quem vai protegê-la? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu tenho uma filha da mesma idade…e fiquei nervosa”
    3:49

    E se fosse consigo?

    Quantos pais sabem o que os filhos fazem quando estão na internet? Estarão conscientes dos perigos que se escondem atrás de um ecrã? Têm sido notícia encontros marcados com desconhecidos através da internet e que acabam mal. Simulámos uma dessas situações com dois atores. Num café, uma rapariga espera um rapaz da mesma idade que conheceu numa rede social, mas quem lhe aparece é um homem mais velho, que quer levá-la. Quem vai sair em auxílio da jovem? E Se Fosse Consigo?

  • “Uma pessoa na internet mente como quer, não se pode acreditar”
    3:11

    E se fosse consigo?

    No mundo da internet, os perigos são reais. Atrás de um ecrã, pode esconder-se uma realidade paralela e perigosa. Mas há sempre quem esteja disposto a arriscar. Na experiência que preparámos, uma jovem é enganada por um desconhecido que nas redes sociais se faz passar por um rapaz da idade dela, mas que na verdade é um homem perigoso que a quer levar. A cena passa-se à frente de todos. Ninguém pode ignorar. Quem está disposto a ajudar? E Se Fosse Consigo?

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17