E se fosse consigo?

“Eu tenho uma filha da mesma idade…e fiquei nervosa”

“Eu tenho uma filha da mesma idade…e fiquei nervosa”

Quantos pais sabem o que os filhos fazem quando estão na internet? Estarão conscientes dos perigos que se escondem atrás de um ecrã? Têm sido notícia encontros marcados com desconhecidos através da internet e que acabam mal. Simulámos uma dessas situações com dois atores. Num café, uma rapariga espera um rapaz da mesma idade que conheceu numa rede social, mas quem lhe aparece é um homem mais velho, que quer levá-la. Quem vai sair em auxílio da jovem? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu estou a ouvir a conversa, ela está a dizer que não o conhece”
    4:38

    E se fosse consigo?

    Quando se conhece alguém através da internet, quem garante que quem está do outro lado é mesmo quem se apresenta? Existem inúmeros de casos nas redes sociais de pessoas que se fazem passar por outras. Na experiência que fizemos, um homem vai ao encontro de uma rapariga num local público. A jovem é apanhada de surpresa, não o reconhece e tenta sair. Será que alguém vai agir? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu queria agir, mas estava com tanto medo"
    3:49

    E se fosse consigo?

    Um lugar público é um lugar seguro? Fizemos a experiência. Num local público, uma jovem espera um rapaz da idade dela, que só conheceu por fotografias na internet. Em vez dele aparece um homem que a ameaça, chantageia, pressiona para que saia com ele. A violência sobe de tom. A jovem chega a ser arrastada contra sua vontade. Quem vai protegê-la? E Se Fosse Consigo?

  • “Uma pessoa na internet mente como quer, não se pode acreditar”
    3:11

    E se fosse consigo?

    No mundo da internet, os perigos são reais. Atrás de um ecrã, pode esconder-se uma realidade paralela e perigosa. Mas há sempre quem esteja disposto a arriscar. Na experiência que preparámos, uma jovem é enganada por um desconhecido que nas redes sociais se faz passar por um rapaz da idade dela, mas que na verdade é um homem perigoso que a quer levar. A cena passa-se à frente de todos. Ninguém pode ignorar. Quem está disposto a ajudar? E Se Fosse Consigo?

  • Mergulhador britânico pondera processar Elon Musk por este o ter chamado "pedófilo"

    Mundo

    Elon Musk corre o risco de ser processado por um mergulhador britânico depois de o chamar "pedófilo" na rede social Twitter. O insulto foi feito no domingo, depois Vernon Unsworth, um dos mergulhadores que participou nas operações de resgate na Tailândia, ter acusado Musk de estar a promover um "golpe publicitário" ao oferecer um submarino para o resgate.