E se fosse consigo?

“Uma pessoa na internet mente como quer, não se pode acreditar”

“Uma pessoa na internet mente como quer, não se pode acreditar”

No mundo da internet, os perigos são reais. Atrás de um ecrã, pode esconder-se uma realidade paralela e perigosa. Mas há sempre quem esteja disposto a arriscar. Na experiência que preparámos, uma jovem é enganada por um desconhecido que nas redes sociais se faz passar por um rapaz da idade dela, mas que na verdade é um homem perigoso que a quer levar. A cena passa-se à frente de todos. Ninguém pode ignorar. Quem está disposto a ajudar? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu tenho uma filha da mesma idade…e fiquei nervosa”
    3:49

    E se fosse consigo?

    Quantos pais sabem o que os filhos fazem quando estão na internet? Estarão conscientes dos perigos que se escondem atrás de um ecrã? Têm sido notícia encontros marcados com desconhecidos através da internet e que acabam mal. Simulámos uma dessas situações com dois atores. Num café, uma rapariga espera um rapaz da mesma idade que conheceu numa rede social, mas quem lhe aparece é um homem mais velho, que quer levá-la. Quem vai sair em auxílio da jovem? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu queria agir, mas estava com tanto medo"
    3:49

    E se fosse consigo?

    Um lugar público é um lugar seguro? Fizemos a experiência. Num local público, uma jovem espera um rapaz da idade dela, que só conheceu por fotografias na internet. Em vez dele aparece um homem que a ameaça, chantageia, pressiona para que saia com ele. A violência sobe de tom. A jovem chega a ser arrastada contra sua vontade. Quem vai protegê-la? E Se Fosse Consigo?

  • “Eu estou a ouvir a conversa, ela está a dizer que não o conhece”
    4:38

    E se fosse consigo?

    Quando se conhece alguém através da internet, quem garante que quem está do outro lado é mesmo quem se apresenta? Existem inúmeros de casos nas redes sociais de pessoas que se fazem passar por outras. Na experiência que fizemos, um homem vai ao encontro de uma rapariga num local público. A jovem é apanhada de surpresa, não o reconhece e tenta sair. Será que alguém vai agir? E Se Fosse Consigo?

  • Sabe que pode estar a pagar 100€ a mais na fatura do gás?
    2:29

    Economia

    A maior parte das empresas fornecedoras de gás continua a cobrar aos clientes a taxa de ocupação do subsolo ao clientes, apesar da lei dizer que deve ser paga pelas empresas desde janeiro de 2017. Cada Câmara Municipal cobra o que entende e há autarquias que não cobram nada. Em alguns casos podemos estar a falar de mais de 8 euros por mês, ou seja, mais de 100 euros por ano.

  • Jorge Jesus já pode falar sobre o Sporting
    2:27

    Desporto

    No Sporting, Battaglia e Bas Dost podem estar de regresso ao clube de Alvalade, depois de terem rescindido contrato. Outra das notícias do dia é o fim da cláusula de confidencialidade que não permitia a Jorge Jesus falar sobre o tempo passado no clube.

  • As técnicas e o currículo polémico do Dr. Bumbum
    2:10

    Mundo

    Uma mulher morreu após uma operação aos glúteos, feita na casa de um cirurgião plástico conhecido no Brasil por Dr. Bumbum. Depois de quatro dias em fuga, o homem entregou-se às autoridades. O médico operava as mulheres em casa e no currículo tem um curso que não acabou e pós-graduações que não são reconhecidas.

  • "A bebedeira passa, o resto não!"
    2:48
  • "Não tenho casa, não tenho família, não sei para onde ir"
    0:15