sicnot

Perfil

O Peso da Imagem

Criança gorda é a última a ser escolhida

E SE FOSSE CONSIGO?

Criança gorda é a última a ser escolhida

O próximo programa aborda os preconceitos relativos à imagem e ao excesso de peso. Está certo chamar gordo a alguém?

Quem é que as crianças escolhem para brincar? Quem é, por norma, o último a ser escolhido para integrar a equipa?

Um estudo norte-americano fez o teste: pôs os alunos de uma escola perante várias fotografias de crianças com deficiências ou características diferentes da maioria. No meio destas, colocou a fotografia de um menino obeso. Pediu aos alunos para porem por ordem quem gostariam de ter como parceiro de brincadeira. Resultado: a criança gorda foi sempre a última a ser escolhida.

O estigma social existe, atravessa gerações. As crianças reproduzem nas salas de aulas e no recreio o que ouvem em casa e no círculo de amigos. Chamar gordo a alguém é sinónimo de insulto, de menorização, de falhanço, de desleixo, como se as pessoas gordas quisessem mesmo ser assim.

Seis professoras do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa têm de lidar diariamente com situações de discriminação de alunos só pelo fato de serem gordos. Aqui fica o testemunho dos professores . Concorda com estas visões e opiniões?

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22