sicnot

Perfil

O Peso da Imagem

Criança gorda é a última a ser escolhida

E SE FOSSE CONSIGO?

Criança gorda é a última a ser escolhida

O próximo programa aborda os preconceitos relativos à imagem e ao excesso de peso. Está certo chamar gordo a alguém?

Quem é que as crianças escolhem para brincar? Quem é, por norma, o último a ser escolhido para integrar a equipa?

Um estudo norte-americano fez o teste: pôs os alunos de uma escola perante várias fotografias de crianças com deficiências ou características diferentes da maioria. No meio destas, colocou a fotografia de um menino obeso. Pediu aos alunos para porem por ordem quem gostariam de ter como parceiro de brincadeira. Resultado: a criança gorda foi sempre a última a ser escolhida.

O estigma social existe, atravessa gerações. As crianças reproduzem nas salas de aulas e no recreio o que ouvem em casa e no círculo de amigos. Chamar gordo a alguém é sinónimo de insulto, de menorização, de falhanço, de desleixo, como se as pessoas gordas quisessem mesmo ser assim.

Seis professoras do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa têm de lidar diariamente com situações de discriminação de alunos só pelo fato de serem gordos. Aqui fica o testemunho dos professores . Concorda com estas visões e opiniões?

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.