sicnot

Perfil

O Peso da Imagem

Criança gorda é a última a ser escolhida

E SE FOSSE CONSIGO?

Criança gorda é a última a ser escolhida

O próximo programa aborda os preconceitos relativos à imagem e ao excesso de peso. Está certo chamar gordo a alguém?

Quem é que as crianças escolhem para brincar? Quem é, por norma, o último a ser escolhido para integrar a equipa?

Um estudo norte-americano fez o teste: pôs os alunos de uma escola perante várias fotografias de crianças com deficiências ou características diferentes da maioria. No meio destas, colocou a fotografia de um menino obeso. Pediu aos alunos para porem por ordem quem gostariam de ter como parceiro de brincadeira. Resultado: a criança gorda foi sempre a última a ser escolhida.

O estigma social existe, atravessa gerações. As crianças reproduzem nas salas de aulas e no recreio o que ouvem em casa e no círculo de amigos. Chamar gordo a alguém é sinónimo de insulto, de menorização, de falhanço, de desleixo, como se as pessoas gordas quisessem mesmo ser assim.

Seis professoras do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa têm de lidar diariamente com situações de discriminação de alunos só pelo fato de serem gordos. Aqui fica o testemunho dos professores . Concorda com estas visões e opiniões?

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.