sicnot

Perfil

O Peso da Imagem

Criança gorda é a última a ser escolhida

E SE FOSSE CONSIGO?

Criança gorda é a última a ser escolhida

O próximo programa aborda os preconceitos relativos à imagem e ao excesso de peso. Está certo chamar gordo a alguém?

Quem é que as crianças escolhem para brincar? Quem é, por norma, o último a ser escolhido para integrar a equipa?

Um estudo norte-americano fez o teste: pôs os alunos de uma escola perante várias fotografias de crianças com deficiências ou características diferentes da maioria. No meio destas, colocou a fotografia de um menino obeso. Pediu aos alunos para porem por ordem quem gostariam de ter como parceiro de brincadeira. Resultado: a criança gorda foi sempre a última a ser escolhida.

O estigma social existe, atravessa gerações. As crianças reproduzem nas salas de aulas e no recreio o que ouvem em casa e no círculo de amigos. Chamar gordo a alguém é sinónimo de insulto, de menorização, de falhanço, de desleixo, como se as pessoas gordas quisessem mesmo ser assim.

Seis professoras do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa têm de lidar diariamente com situações de discriminação de alunos só pelo fato de serem gordos. Aqui fica o testemunho dos professores . Concorda com estas visões e opiniões?

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.