sicnot

Perfil

O Peso da Imagem

Criança gorda é a última a ser escolhida

E SE FOSSE CONSIGO?

Criança gorda é a última a ser escolhida

O próximo programa aborda os preconceitos relativos à imagem e ao excesso de peso. Está certo chamar gordo a alguém?

Quem é que as crianças escolhem para brincar? Quem é, por norma, o último a ser escolhido para integrar a equipa?

Um estudo norte-americano fez o teste: pôs os alunos de uma escola perante várias fotografias de crianças com deficiências ou características diferentes da maioria. No meio destas, colocou a fotografia de um menino obeso. Pediu aos alunos para porem por ordem quem gostariam de ter como parceiro de brincadeira. Resultado: a criança gorda foi sempre a última a ser escolhida.

O estigma social existe, atravessa gerações. As crianças reproduzem nas salas de aulas e no recreio o que ouvem em casa e no círculo de amigos. Chamar gordo a alguém é sinónimo de insulto, de menorização, de falhanço, de desleixo, como se as pessoas gordas quisessem mesmo ser assim.

Seis professoras do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa têm de lidar diariamente com situações de discriminação de alunos só pelo fato de serem gordos. Aqui fica o testemunho dos professores . Concorda com estas visões e opiniões?

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.