sicnot

Perfil

Racismo

E Se Fosse Consigo? Racismo

Programa Completo

E Se Fosse Consigo? Racismo

O racismo é o tema do primeiro "E Se fosse Consigo?". Somos ou não um país racista? De que forma se revelam e manifestam esses comportamentos?

  • Há racismo em Portugal?
    23:41

    Racismo

    O racismo é o tema do primeiro "E Se Fosse Consigo?". Jorge Bala, psicólogo social, Dulce Maria Cardoso, escritora, e o músico NBC aceitaram participar numa conversa moderada pela jornalista Conceição Lino sobre o assunto. Veja aqui o debate na íntegra.

  • E se fosse consigo? Debate continua
    2:16

    Racismo

    "E Se Fosse Consigo?" foi o programa mais visto nos canais generalistas no mesmo horário. Em média, 1.160.000 espectadores viram o programa da SIC. E o debate a seguir na SIC Notícias foi o programa mais visto no canal de cabo. Um dia depois, muitos portugueses continuam ainda a debater o racismo nos sites da SIC e da SIC Notícias e nas redes sociais.

  • E Se Fosse Consigo? Conceição Lino apresenta
    5:59

    E se fosse consigo?

    O novo programa de informação da SIC, E Se Fosse Consigo? estreia esta segunda-feira pouco antes das 21 horas. O formato inédito na televisão portuguesa pertende pôr as pessoas questionarem-se sobre os seus próprios comportamentos. A jornalista, autora e apresentadora do programa, Conceição Lino esteve no Jornal da Noite de domingo para falar de E Se Fosse Consigo?

  • O racismo explicado por crianças
    2:29

    Racismo

    O primeiro programa "E Se fosse Consigo?" aborda o racismo. Num país onde a maioria se considera não racista, há um quarto da população que se assume racista. Estes são dados revelados num estudo da Eurosondagem para a SIC, divulgado ontem. Até que ponto as crianças são influenciadas ou têm consciência do que é o racismo? Conceição Lino esteve na Escola Básica Gomes Freire de Andrade, em Oeiras, com crianças entre os 6 e os 8 anos, numa conversa sobre a cor da pele.

  • Racismo é o primeiro tema abordado no programa E se fosse consigo?
    3:44

    E se fosse consigo?

    Estreia segunda-feira na SIC e na SIC Notícias o programa E se fosse consigo? O primeiro episódio é sobre racismo, e o ponto de partida é a sondagem da SIC e do Expresso em que a maioria dos portugueses não se assume como racista mas responde de forma diferente quando a pergunta é se aceita alguém negro na família. E se fosse consigo, como responderia?

  • Racismo em Portugal. E se fosse consigo?
    1:31

    Racismo

    A maioria dos portugueses não se considera racista mas, quanto a aceitar alguém negro na família, a resposta é diferente. São os resultados de um estudo de opinião da Eurosondagem para a SIC, realizado a propósito do tema da estreia do programa "E se fosse consigo?", que aborda o racismo.

  • Há ou não racismo em Portugal?
    1:33

    E se fosse consigo?

    E SE FOSSE CONSIGO?, o programa que a SIC vai estrear na segunda feira, 18 de Abril, pelas 20:50, lançou já o debate: somos ou não um país racista? De que forma se revelam e manifestam esses comportamentos?

  • Há ou não racismo em Portugal?
    1:55

    Racismo

    O racismo é o tema do primeiro programa E SE FOSSE CONSIGO?, a estrear na segunda feira, 18 de Abril, pelas 20:50, em simultâneo na SIC e na SIC Notícias. Logo a seguir, a SIC Notícias, abre espaço a um debate, moderado pela coordenadora e apresentadora do programar Conceição Lino. Mesmo antes da estreia, a discussão sobre o tema, o racismo em Portugal, está lançado.

  • Até que ponto os portugueses são preconceituosos em relação à cor da pele?
    0:09

    Racismo

    Na estreia, na próxima segunda feira, o tema do programa "E se fosse consigo?" será o racismo em Portugal. Até que ponto os portugueses são preconceituosos em relação à cor da pele? É o que vai ficar a saber. Antes disso, a revista Visão antecipa amanhã o tema, como acontecerá todas as semanas e, desta vez, além da abordagem ao racismo tem também um artigo sobre o novo programa de informação da SIC.

  • Não sou racista, até tenho um amigo...

    Sociedade

    “E se fosse contigo, e se fosse consigo?, sempre tão polido, ‘até tenho um amigo’”. São as primeiras palavras do rap de Carlão feito a propósito do programa da SIC “E se Fosse Consigo?”. O episódio de estreia, esta noite, aborda o racismo e questiona os comportamentos e as atitudes dos portugueses perante uma cena ficcionada em que um pai racista humilha o namorado da filha e a filha numa esplanada, à frente dos clientes. “O teu namorado? Preto? Estas pessoas não são como nós.” À volta há pessoas a ouvir a conversa que passa dos limites. Até que ponto alguém se levanta ou diz basta?

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e brócuilos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".