sicnot

Perfil

Racismo

COMUNICADO OFICIAL DO MÚSICO NBC SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 'E SE FOSSE CONSIGO?' DA SIC

"Quando me convidaram para fazer parte de um programa sobre racismo, aceitei de imediato. É preciso falar sobre isto. Pôr as pessoas a refletir.

Tenho a noção de que a minha visão sobre este tema ou conceito foi pouco consensual, mas não esperava reações tão diferentes e emotivas depois de expô-la na televisão. Li e interiorizei as mensagens que recebi e decidi escrever-vos.

Não utilizo o termo 'racismo' porque, na minha opinião, tem uma carga negativa e coloca-nos numa posição mais frágil. E, neste momento, em 2016, essa posição menor, por parte de quem é discriminado, não deveria existir, como nas situações encenadas no café, e mostradas no programa.

Compreendo, no entanto, que a minha afirmação "Não há racismo em Portugal" seja demasiado generalista e não represente as experiências de todos. Não consegui explicar isto em directo. E, mesmo sem intenção, acabei por ferir pessoas que já viveram ou ainda vivem situações de discriminação.

Acredito que a discriminação está essencialmente associada a relações de poder, principalmente económico. Mas há discriminação de género, de orientação sexual, racial, enfim. Todos nós estamos sujeitos a comentários negativos. Todos.

Somos humanos. Não há nenhuma diferença entre eu e tu. Com esforço, trabalho e tolerância TODA A GENTE PODE SER TUDO."

~~~~~

NBC

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.