sicnot

Perfil

Racismo

COMUNICADO OFICIAL DO MÚSICO NBC SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA 'E SE FOSSE CONSIGO?' DA SIC

"Quando me convidaram para fazer parte de um programa sobre racismo, aceitei de imediato. É preciso falar sobre isto. Pôr as pessoas a refletir.

Tenho a noção de que a minha visão sobre este tema ou conceito foi pouco consensual, mas não esperava reações tão diferentes e emotivas depois de expô-la na televisão. Li e interiorizei as mensagens que recebi e decidi escrever-vos.

Não utilizo o termo 'racismo' porque, na minha opinião, tem uma carga negativa e coloca-nos numa posição mais frágil. E, neste momento, em 2016, essa posição menor, por parte de quem é discriminado, não deveria existir, como nas situações encenadas no café, e mostradas no programa.

Compreendo, no entanto, que a minha afirmação "Não há racismo em Portugal" seja demasiado generalista e não represente as experiências de todos. Não consegui explicar isto em directo. E, mesmo sem intenção, acabei por ferir pessoas que já viveram ou ainda vivem situações de discriminação.

Acredito que a discriminação está essencialmente associada a relações de poder, principalmente económico. Mas há discriminação de género, de orientação sexual, racial, enfim. Todos nós estamos sujeitos a comentários negativos. Todos.

Somos humanos. Não há nenhuma diferença entre eu e tu. Com esforço, trabalho e tolerância TODA A GENTE PODE SER TUDO."

~~~~~

NBC

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.