sicnot

Perfil

Emitido de 01.11.2008 a 06.06.2009

Eco Europa

Eco Europa

O programa semanal, com uma duração máxima de 25 minutos, conta com três reportagens alargadas e nelas retrata o que de melhor se faz na União Europeia, do ponto de vista ambiental.

  • ECO Bulgaria site europa verde.mpg
    8:15

    Eco Europa

    Na Bulgária a sustentabilidade é uma palavra praticamente desconhecida. a adesão foi em 2007 e o pais ainda enfrenta dificuldades ao nível das infraestruturas mais básicas. Por outro tenta a proteger a natureza o melhor possivel. Após a queda do comunismo nos anos 90, criaram-se reservas naturais. visitamos o Parque Nacional de Rila.

    Eco Europa

  • Um Geo Parque em Hateg, na Roménia
    7:46

    SIC Europa

    A Roménia, um dos membros mais novos da União Europeia, está empenhada na aproximação aos padrões comunitários. Esse envolvimento passa pela cultura e pelas tradições e por aquilo que, no seio das nações europeias, pode marcar a diferença. Recorde-se que é o pais do Drácula.

  • ECO reino unido site projecto.mpg
    8:10

    Eco Europa

    proteger a natureza não significa plantar tudo o que se quiser. No Norte da Escócia, há arvores que estão no sitio errado. Um amplo projecto ambiental, que contou com o apoio inicial da União Europeia, levou ao corte do que estava a mais e à preservação da turfa, importante para reter o dióxido de carbono no solo.

    Eco Europa

  • ECO portugal site projecto.mpg

    Eco Europa

    No interior de Portugal há um projecto turístico único. Recupera património ao abandono, desenvolve uma actividade turística e fá-lo de forma cem por cento sustentável. nos Moinhos da Tia Antoninha não se pagam contas da luz: as casas são autónomas a nível energético. Um projecto inovador que se tornou um exemplo europeu.

    Eco Europa

  • ECO republica checa site projecto.mpg
    6:13

    Eco Europa

    Nos arredores de Ostava, uma planta japonesa invadiu as margens do rio e quase eliminou as espécies locais. Com financiamento do programa Life da União Europeia, o Estado uniu-se a uma organização não governamental e iniciaram um dos maiores projectos de erradicação de plantas da Europa.

    Eco Europa

  • ECO malta site projecto.mpg
    7:19

    Eco Europa

    Malta está a fazer um verdadeiro esforço para reciclar o lixo. Na capital La Valleta abriu um centro de distribuicao onde todas as semanas milhares de pessoas depositam peças para serem destruídas. Na cidade de Maghtab fundos europeus ajudaram a construir o principal lixeiro da ilha. O objectivo principal é transformar os gases provenientes da eliminação dos detritos em electricidade.

    Eco Europa

  • ECO polonia site projecto.mpg
    5:35

    Eco Europa

    De cacos de vidro partido, a fábrica EWA produz verdadeiras obras de arte. Premiada pelo programa Clean Business , ou negócios limpos, na Polónia, a fábrica é um exemplo das inúmeras iniciativas para reformar a indústria.

    Eco Europa

  • ECO italia site projecto.mpg
    7:33

    Eco Europa

    A moda italiana é conhecida em todo o mundo,assim como a poluição que a indústria têxtil provoca. Mesmo assim o Centro de Pesquisa de Têxteis ganhou um prémio atribuído pela Comissão Europeia por desenvolver tecnologia que consegue tornar também a moda mais amiga do Ambiente.

    Eco Europa

  • ECO luxemburgo site projecto.mpg

    Eco Europa

    No Norte do Luxemburgo, procura-se salvar uma espécie de mexilhão em risco. É capaz de produzir pérolas,mas, o objectivo este projecto, com financiamento da União Europeia, é garantir o equilíbrio de todo o sistema ecológico na região, que faz parte da rede Natura 2000.

    Eco Europa

  • ECO lituania site projecto.mpg
    6:31

    Eco Europa

    A reciclagem ainda está a dar os primeiros passos na Lituânia. O mesmo acontece com o tratamento do lixo. Com apoio financeiro da união europeia, foram encerradas, nos últimos dois anos, 125 lixeiras a céu aberto. Em Vilnius, os resíduos são agora tratados de acordo com todas as regras comunitárias.

    Eco Europa