sicnot

Perfil

Economia Verde

Economia Verde

A proteção do ambiente também tem benefícios económicos.

REPETE
  • Valorizar os recursos marinhos em Peniche
    3:20

    Economia Verde

    A chamada biotecnologia azul, que explora a diversidade de organismos marinhos para desenvolver novos produtos, tem sido uma das apostas da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria. Uma das áreas de investigação passa por procurar novas utilizações para as algas da costa portuguesa, nomeadamente nas áreas da saúde e alimentar. Os investigores da ESTM desenvolveram, por exemplo, um pão com algas substitutas do sal, produto que deverá começar a ser comercializado por uma panificadora, no próximo ano.

    Economia Verde

  • Consumo sustentável na União Europeia
    3:56

    Economia Verde

    Realizou-se, em Portugal, a primeira consulta pública sobre consumo sustentável, organizada pelo projeto europeu PACITA. O tema foi debatido em simultâneo, em 11 países Europeus. A Uniuão Europeia tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância do consumo sustentável, para o uso eficiente dos recursos e para a redução de resíduos.

    Economia Verde

  • Águeda com bandeira verde pelas boas práticas ambientais
    3:13

    Economia Verde

    Águeda foi um dos 32 municípios portugueses distinguidos com o galardão EcoXXI, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade, desenvolvidas pelos municípios. Um sistema de partilha de bicicletas elétricas, a iluminação pública em LED e o trabalho de conservação da Pateira de Fermentelos foram alguns dos projetos municipais contribuiram para a atribuição do prémio.

    Economia Verde

  • Lisboetas chamados a escolher os melhores projetos para a cidade
    3:53

    Economia Verde

    O Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa convida desde 2008 todos os residentes, estudantes ou trabalhadores do município, com mais de 18 anos, a decirem o destino de 5% do orçamento para o investimento no concelho. Até dia 6 de novembro, os cidadãos podem votar através da Internet ou por SMS, e escolher onde serão investidos 2,5 milhões de euros.Todos os anos, há a concurso projetos sociais, ambientais, de mobilidade ou reabilitação urbana para a capital.

    Economia Verde

  • Plataforma online promove Ecodesign
    3:46

    Economia Verde

    Negócios, projetos e produtos portugueses que relacionam a ecologia e o design têm agora um espaço online de promoção e divulgação. A Plataforma Coração Verde foi pensada por dois eco designers que encontraram algumas fragilidades na comunicação dos projetos nacionais nesta área.

    Economia Verde

  • Projeto de design inclusivo em São João da Madeira
    3:50

    Economia Verde

    Feltrando é um projeto de inclusão social que utiliza desperdícios da indústria local, como o feltro, na produção de malas e peças decorativas. É promovido pela Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, através do programa Trilho, que acompanha a recuperação de cidadãos toxicodependentes e seropositivos. A dar os primeiros passos, o projeto já dá emprego a duas pessoas e está prestes a exportar a primeira encomenda.

    Economia Verde

  • Produção biológica de Aromáticas
    3:58

    Economia Verde

    Um lote reserva de limonete do Cantinho das Aromáticas recebeu este ano a distinção máxima, atribuída a apenas 153 produtos dos mais de 10 mil candidatos de todo o mundo, nos "Great Taste Awards", uma espécie de Óscares da alimentação. A empresa de Vila Nova de Gaia produz há 12 anos em modo biológico. Nos três hectares de terreno que explora, cultiva plantas de cheiro e medicinais autóctones, algumas delas endémicas.

    Economia Verde

  • Valorizar territórios do interior
    4:03

    Economia Verde

    Uma associação de conservação da natureza, fundada este ano, lançou uma campanha de financiamento coletivo para adquirir duas propriedades na Serra do Caramulo, no concelho de Vouzela. A ideia da Montis é comprar terrenos e geri-los de acordo com princípios de conservação da natureza, demonstrando que a biodiversidade também pode ser um ativo para o desenvolvimento económico das regiões.

    Economia Verde

  • Boas práticas de pesca na costa portuguesa
    4:02

    Economia Verde

    Numa altura em que a sobre-exploração dos recursos marinhos e a prática da pesca de arrasto estão na ordem na agenda europeia, Portugal pode ser considerado um bom exemplo nesta área. Desde junho deste ano que o país decretou a proibição da pesca de arrasto e com redes de emalhar de fundo numa área superior a 2 milhões de quilómetros quadrados. Em toda a costa nacional pratica-se sobretudo a pesca artesanal com pequenas embarcações como a "Nosso Ideal", de Sesimbra.

    Economia Verde