sicnot

Perfil

Eleições EUA

Obama considera "ridículas" alegações de Trump sobre manipulação de eleições

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou ridículas as alegações do candidato republicano Donald Trump, de que as eleições presidenciais vão ser manipuladas.

"Não sei nem por onde começar a responder a essa questão", disse Obama, questionado por um jornalista sobre as declarações de Donald Trump.

"Se Trump está a sugerir que existe uma teoria da conspiração que está a ser programada em todo o país (...) isso é ridículo", declarou o Presidente aos jornalistas, em declarações citadas pela agência France Presse.

Donald Trump afirmou que a eleição presidencial de novembro contra Hillary Clinton pode ser falseada, numa altura em que as sondagens não dão resultados positivos ao candidato republicano.

Numa conferência de imprensa no Pentágono antes das suas férias de verão, o Presidente Obama sublinhou que as eleições não são manipuladas.

"Se Trump chegasse ao dia das eleições com 10 a 15 pontos de vantagem [nas sondagens] e acabasse por perder, então poderia levantar algumas dúvidas, mas, por enquanto, isso não aconteceu", afirmou Obama, citado pela agência noticiosa Efe.

O Presidente lembrou que a responsabilidade de estabelecer os mecanismos eleitorais, como a colocação das urnas, é dos Estados e das autoridades locais e que o papel do governo federal se limita a assegurar que não há máquinas que possam ser pirateadas nem processos que não respeitem os direitos civis.

"Que o senhor Trump sugere que há uma conspiração em todo o país, incluindo em Estados como o Texas, onde os democratas não estão no cargo, isso é ridículo", declarou Obama.

Lusa

  • Clint Eastwood escolhe Donald Trump
    1:40

    Eleições EUA 2016

    Clint Eastwood é respeitado pelo seu trabalho no cinema. Na política, nunca escondeu ser um homem conservador. Eastwood anunciou agora que prefere Donald Trump a Hillary Clinton. O realizador e ator diz que é um exagero que Trump seja considerado racista e elogia a forma de comunicar do republicano.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.