sicnot

Perfil

Eleições EUA

Obama considera "ridículas" alegações de Trump sobre manipulação de eleições

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou ridículas as alegações do candidato republicano Donald Trump, de que as eleições presidenciais vão ser manipuladas.

"Não sei nem por onde começar a responder a essa questão", disse Obama, questionado por um jornalista sobre as declarações de Donald Trump.

"Se Trump está a sugerir que existe uma teoria da conspiração que está a ser programada em todo o país (...) isso é ridículo", declarou o Presidente aos jornalistas, em declarações citadas pela agência France Presse.

Donald Trump afirmou que a eleição presidencial de novembro contra Hillary Clinton pode ser falseada, numa altura em que as sondagens não dão resultados positivos ao candidato republicano.

Numa conferência de imprensa no Pentágono antes das suas férias de verão, o Presidente Obama sublinhou que as eleições não são manipuladas.

"Se Trump chegasse ao dia das eleições com 10 a 15 pontos de vantagem [nas sondagens] e acabasse por perder, então poderia levantar algumas dúvidas, mas, por enquanto, isso não aconteceu", afirmou Obama, citado pela agência noticiosa Efe.

O Presidente lembrou que a responsabilidade de estabelecer os mecanismos eleitorais, como a colocação das urnas, é dos Estados e das autoridades locais e que o papel do governo federal se limita a assegurar que não há máquinas que possam ser pirateadas nem processos que não respeitem os direitos civis.

"Que o senhor Trump sugere que há uma conspiração em todo o país, incluindo em Estados como o Texas, onde os democratas não estão no cargo, isso é ridículo", declarou Obama.

Lusa

  • Clint Eastwood escolhe Donald Trump
    1:40

    Eleições EUA 2016

    Clint Eastwood é respeitado pelo seu trabalho no cinema. Na política, nunca escondeu ser um homem conservador. Eastwood anunciou agora que prefere Donald Trump a Hillary Clinton. O realizador e ator diz que é um exagero que Trump seja considerado racista e elogia a forma de comunicar do republicano.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.