sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

GABRIELA, CRAVO E CANELA

GABRIELA, CRAVO E CANELA

GABRIELA, CRAVO E CANELA Quem anda pelos cinquenta lembra-se bem do impacto de "Gabriela, Cravo e Canela" na sociedade portuguesa de 1977. A obra de Jorge Amado, dirigida por Walter Avancini, deu-nos a conhecer personagens que ainda hoje fazem parte do nosso imaginário, a começar pela protagonista, interpretada por Sónia Braga. Em 2012, a Globo lançou uma nova versão, que a SIC exibiu, com a atriz Juliana Paes no papel principal. O que talvez não saiba é que antes da Globo, a extinta TV Tupi adaptou para televisão o romance de Jorge Amado, escrito em 1958. O jornalista da SIC Miguel Franco de Andrade conta-lhe os pormenores.

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.