sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O que é uma doula?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Texto retirado do site DONA Internacional - http://www.dona.org/ - uma organização que certifica Doulas em mais de 50 países no mundo

“A palavra ‘doula’ vem do termo grego que significa ‘a mulher que serve’ e é agora utilizado para se referir a uma profissional treinada e com experiência que dá apoio contínuo a nível físico, emocional e informativo à mãe, antes, durante e logo após o parto; ou que apenas dá apoio prático e emocional durante o período pós parto.

Vários estudos mostram que quando as doulas estão presentes no parto, estes são mais curtos, com menores complicações, as crianças são mais saudáveis e a amamentação é mais facilitada.

Doula de parto

- reconhece o nascimento como uma experiência chave que a mãe recordará para o resto da sua vida;
- compreende a fisiologia do parto e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto;
- assiste a mulher na preparação e elaboração dos planos para o parto
acompanha a mulher durante o parto;
- providencia suporte emocional, medidas de conforto físico, e ajuda a mulher a obter a informação de que ela necessita para tomar decisões informadas;
- facilita a comunicação entre a mulher, o seu companheiro e os profissionais de saúde envolvidos no parto;
- está ciente de que o seu papel é o de proteger e providenciar à mulher uma boa memória da experiência de parto;
- deixa que o companheiro da mulher seja ativo ao nível que cada um dos membros do casal considere confortável.

Evidência científica mostra que os serviços de qualidade de uma doula de pós-parto pode facilitar a transição que ocorre quando um bebé chega a uma nova família, aumenta a satisfação parental e reduz o risco de problemas comportamentais associados ao parto

Doula de pós-parto

- oferece educação, acompanhamento e suporte ‘sem julgamentos’ durante o pós parto (também conhecido como ‘o quarto trimestre’)
- oferece assistência ao recém-nascido, à família, na preparação de refeições e ajuda nas tarefas domésticas
- oferece informação científica sobre a alimentação do recém-nascido, sobre a recuperação física e emocional do parto e sobre formas de acalmar o bebé"
  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.