sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O que é uma doula?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Texto retirado do site DONA Internacional - http://www.dona.org/ - uma organização que certifica Doulas em mais de 50 países no mundo

“A palavra ‘doula’ vem do termo grego que significa ‘a mulher que serve’ e é agora utilizado para se referir a uma profissional treinada e com experiência que dá apoio contínuo a nível físico, emocional e informativo à mãe, antes, durante e logo após o parto; ou que apenas dá apoio prático e emocional durante o período pós parto.

Vários estudos mostram que quando as doulas estão presentes no parto, estes são mais curtos, com menores complicações, as crianças são mais saudáveis e a amamentação é mais facilitada.

Doula de parto

- reconhece o nascimento como uma experiência chave que a mãe recordará para o resto da sua vida;
- compreende a fisiologia do parto e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto;
- assiste a mulher na preparação e elaboração dos planos para o parto
acompanha a mulher durante o parto;
- providencia suporte emocional, medidas de conforto físico, e ajuda a mulher a obter a informação de que ela necessita para tomar decisões informadas;
- facilita a comunicação entre a mulher, o seu companheiro e os profissionais de saúde envolvidos no parto;
- está ciente de que o seu papel é o de proteger e providenciar à mulher uma boa memória da experiência de parto;
- deixa que o companheiro da mulher seja ativo ao nível que cada um dos membros do casal considere confortável.

Evidência científica mostra que os serviços de qualidade de uma doula de pós-parto pode facilitar a transição que ocorre quando um bebé chega a uma nova família, aumenta a satisfação parental e reduz o risco de problemas comportamentais associados ao parto

Doula de pós-parto

- oferece educação, acompanhamento e suporte ‘sem julgamentos’ durante o pós parto (também conhecido como ‘o quarto trimestre’)
- oferece assistência ao recém-nascido, à família, na preparação de refeições e ajuda nas tarefas domésticas
- oferece informação científica sobre a alimentação do recém-nascido, sobre a recuperação física e emocional do parto e sobre formas de acalmar o bebé"
  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o Expresso reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia decorre na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.