sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O que é uma doula?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Texto retirado do site DONA Internacional - http://www.dona.org/ - uma organização que certifica Doulas em mais de 50 países no mundo

“A palavra ‘doula’ vem do termo grego que significa ‘a mulher que serve’ e é agora utilizado para se referir a uma profissional treinada e com experiência que dá apoio contínuo a nível físico, emocional e informativo à mãe, antes, durante e logo após o parto; ou que apenas dá apoio prático e emocional durante o período pós parto.

Vários estudos mostram que quando as doulas estão presentes no parto, estes são mais curtos, com menores complicações, as crianças são mais saudáveis e a amamentação é mais facilitada.

Doula de parto

- reconhece o nascimento como uma experiência chave que a mãe recordará para o resto da sua vida;
- compreende a fisiologia do parto e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto;
- assiste a mulher na preparação e elaboração dos planos para o parto
acompanha a mulher durante o parto;
- providencia suporte emocional, medidas de conforto físico, e ajuda a mulher a obter a informação de que ela necessita para tomar decisões informadas;
- facilita a comunicação entre a mulher, o seu companheiro e os profissionais de saúde envolvidos no parto;
- está ciente de que o seu papel é o de proteger e providenciar à mulher uma boa memória da experiência de parto;
- deixa que o companheiro da mulher seja ativo ao nível que cada um dos membros do casal considere confortável.

Evidência científica mostra que os serviços de qualidade de uma doula de pós-parto pode facilitar a transição que ocorre quando um bebé chega a uma nova família, aumenta a satisfação parental e reduz o risco de problemas comportamentais associados ao parto

Doula de pós-parto

- oferece educação, acompanhamento e suporte ‘sem julgamentos’ durante o pós parto (também conhecido como ‘o quarto trimestre’)
- oferece assistência ao recém-nascido, à família, na preparação de refeições e ajuda nas tarefas domésticas
- oferece informação científica sobre a alimentação do recém-nascido, sobre a recuperação física e emocional do parto e sobre formas de acalmar o bebé"
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.