sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O que é uma doula?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Texto retirado do site DONA Internacional - http://www.dona.org/ - uma organização que certifica Doulas em mais de 50 países no mundo

“A palavra ‘doula’ vem do termo grego que significa ‘a mulher que serve’ e é agora utilizado para se referir a uma profissional treinada e com experiência que dá apoio contínuo a nível físico, emocional e informativo à mãe, antes, durante e logo após o parto; ou que apenas dá apoio prático e emocional durante o período pós parto.

Vários estudos mostram que quando as doulas estão presentes no parto, estes são mais curtos, com menores complicações, as crianças são mais saudáveis e a amamentação é mais facilitada.

Doula de parto

- reconhece o nascimento como uma experiência chave que a mãe recordará para o resto da sua vida;
- compreende a fisiologia do parto e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto;
- assiste a mulher na preparação e elaboração dos planos para o parto
acompanha a mulher durante o parto;
- providencia suporte emocional, medidas de conforto físico, e ajuda a mulher a obter a informação de que ela necessita para tomar decisões informadas;
- facilita a comunicação entre a mulher, o seu companheiro e os profissionais de saúde envolvidos no parto;
- está ciente de que o seu papel é o de proteger e providenciar à mulher uma boa memória da experiência de parto;
- deixa que o companheiro da mulher seja ativo ao nível que cada um dos membros do casal considere confortável.

Evidência científica mostra que os serviços de qualidade de uma doula de pós-parto pode facilitar a transição que ocorre quando um bebé chega a uma nova família, aumenta a satisfação parental e reduz o risco de problemas comportamentais associados ao parto

Doula de pós-parto

- oferece educação, acompanhamento e suporte ‘sem julgamentos’ durante o pós parto (também conhecido como ‘o quarto trimestre’)
- oferece assistência ao recém-nascido, à família, na preparação de refeições e ajuda nas tarefas domésticas
- oferece informação científica sobre a alimentação do recém-nascido, sobre a recuperação física e emocional do parto e sobre formas de acalmar o bebé"
  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.