sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O que é uma doula?

A presença de uma doula durante o trabalho de parto ajuda a reduzir a taxa de cesarianas. É o que dizem os obstetras e ginecologistas norte-americanos. Saiba o que é uma doula

Texto retirado do site DONA Internacional - http://www.dona.org/ - uma organização que certifica Doulas em mais de 50 países no mundo

“A palavra ‘doula’ vem do termo grego que significa ‘a mulher que serve’ e é agora utilizado para se referir a uma profissional treinada e com experiência que dá apoio contínuo a nível físico, emocional e informativo à mãe, antes, durante e logo após o parto; ou que apenas dá apoio prático e emocional durante o período pós parto.

Vários estudos mostram que quando as doulas estão presentes no parto, estes são mais curtos, com menores complicações, as crianças são mais saudáveis e a amamentação é mais facilitada.

Doula de parto

- reconhece o nascimento como uma experiência chave que a mãe recordará para o resto da sua vida;
- compreende a fisiologia do parto e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto;
- assiste a mulher na preparação e elaboração dos planos para o parto
acompanha a mulher durante o parto;
- providencia suporte emocional, medidas de conforto físico, e ajuda a mulher a obter a informação de que ela necessita para tomar decisões informadas;
- facilita a comunicação entre a mulher, o seu companheiro e os profissionais de saúde envolvidos no parto;
- está ciente de que o seu papel é o de proteger e providenciar à mulher uma boa memória da experiência de parto;
- deixa que o companheiro da mulher seja ativo ao nível que cada um dos membros do casal considere confortável.

Evidência científica mostra que os serviços de qualidade de uma doula de pós-parto pode facilitar a transição que ocorre quando um bebé chega a uma nova família, aumenta a satisfação parental e reduz o risco de problemas comportamentais associados ao parto

Doula de pós-parto

- oferece educação, acompanhamento e suporte ‘sem julgamentos’ durante o pós parto (também conhecido como ‘o quarto trimestre’)
- oferece assistência ao recém-nascido, à família, na preparação de refeições e ajuda nas tarefas domésticas
- oferece informação científica sobre a alimentação do recém-nascido, sobre a recuperação física e emocional do parto e sobre formas de acalmar o bebé"
  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00