sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

O aviso dos cientistas

As plataformas de gelo são como que portões que impedem o derretimento dos glaciares para o oceano.

Recentemente dois estudos internacionais (da British Antartic Survey e da NASA)  mostraram que mudanças na temperatura atmosférica e da água do oceano - que está mais quente e se infiltra por baixo da camada de gelo - estão a acelerar o derretimento de uma enorme plataforma de gelo, na Península Antártica. Uma plataforma com 11 mil anos, que pode desaparecer até ao final da década, num processo que o Homem não tem capacidade para travar. A reação em cadeia pode ter consequências nefastas, desde perda de produtividade dos ecossistemas marinhos ao aumento do nível do mar, com risco de inundação de vastas zonas costeiras.

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.