sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

Conheça o estudo de 2012

Neste link encontra informação sobre o estudo referido na reportagem, desenvolvido por investigadores suíços e austríacos - "Efeitos do Apoio Social de um Cão na Modulação do Stresse em Crianças do Sexo Masculino com Vinculação Insegura" - cuja conclusão traduzimos:
"Concluímos que as crianças do sexo masculino com vinculação insegura e desorganizada podem beneficiar mais com a regulação dos seus níveis de stresse fisiológico através da presença de um cão amigável do que com um humano ou um cão de brincar.
As nossas descobertas são particularmente relevantes para percebermos os mecanismos subjacentes às intervenções assistidas por animais em ambientes pedagógicos e terapêuticos. A educação assistida por um animal tem vindo a tornar-se cada vez mais popular na América do Norte, bem como na Europa, onde um número significativo de professores leva os cães com eles para a escola. Esta prática de utilizar cães nas escolas (no ensino normal e no especial, e também em programas especiais, por exemplo, de leitura) pode ser justificada pelos nossos resultados de níveis de stresse reduzidos através da interação com o cão, o que fornece condições otimizadas para a aprendizagem cognitiva e socioemocional. Os nossos resultados apresentam-se promissores em relação ao desenvolvimento de ferramentas assistidas por animais ainda mais específicas direcionadas para intervenções mais eficazes em crianças e também em adultos com vinculação insegura e desorganizada, que representam a maioria das populações com necessidades educativas especiais e problemas de saúde mental (van Ijzendoorn and Bakermans-Kranenburg, 1996; Julius, 2001).
Contudo, também nas escolas de ensino normal, quase todos os segundos filhos (Ainsworth et al., 1978; Grossmann et al., 1981) têm sintomas de vinculação insegura e, como tal, poderão beneficiar muito mais do apoio social de um cão do que de um professor amigo ou colega de escola durante tarefas stressantes, como testes ou apresentações. Além do mais, foram descobertos efeitos positivos de redução do stresse através da interação com os animais, independentemente das representações de vinculação, o que sugere que, provavelmente, todas as crianças (mesmo aquelas com vinculação segura) podem beneficiar da interação com um cão amigo.
Em teoria, crianças com uma vinculação segura também deveriam poder recorrer a um humano amigo para obter suporte social, mas parece óbvio que estabelecer um contacto físico positivo, que é muito mais eficaz na regulação do stresse, é muito mais fácil com um cão do que com um professor.
Na prática pedagógica, pode ser muito benéfico para os alunos, em especial para aqueles que têm mais tendência a ficarem stressados ou ansiosos, conseguirem interagir com um cão amigável, no melhor dos casos o familiar "cão de escola", antes e durante tarefas stressantes (Beetz, 2012).
A redução dos níveis de cortisol pode permitir um funcionamento executivo mais eficaz (Miyake et al., 2000) e, como tal, garantir um melhor desempenho."
Encontra também, neste link, referências a várias outras investigações sobre o assunto.

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.