sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

"Ler e CÃOpreender"

As autoras do "Ler e CÃOpreender" escrevem, para a Grande Reportagem SIC, sobre os objectivos e os resultados do primeiro ano de implementação deste projecto de Terapia Assistida por Animais na Escola EB1 Santo António de Tercena, no concelho de Oeiras.

O Ler e CÃOpreender decorreu no ano letivo de 2014-15. A concretização deste projeto teve por base a parceria de duas instituições, uma da área da educação e outra da área da saúde, respetivamente o Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas e a Casa de Saúde do Telhal.

As responsáveis pelo projeto foram a professora de educação especial, Filipa Nunes, e a técnica especializada em Terapia Assistida por Animais, Carla Azevedo.
Os beneficiários foram os alunos do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades de aprendizagens ao nível da leitura e interpretação, que frequentam as aulas de educação especial, ao abrigo do decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro.

O animal selecionado foi o cão, devidamente treinado, com os cuidados de saúde necessários atestados pelo veterinário, e com as características específicas que permitem o trabalho que se pretende desenvolver. O cão foi um intermediário, uma ponte entre as técnicas e os utentes. A utilização de cães apresenta uma diversidade de possibilidades de trabalho. Os cães proporcionam silenciosamente um apoio psicológico e estão 100% disponíveis para interagir. Têm uma capacidade incrível de criar laços com as pessoas -- neste caso, com as crianças -- rápida e facilmente. Não fazem distinção de raça, sexo, características, patologia.

Os objetivos específicos deste projeto foram os seguintes:

-Promover as competências leitoras e a estimulação cognitiva;
-Criar um elevado nível de motivação das crianças para a leitura;
-Aumentar o tempo de concentração;
-Estimular a memória, a orientação visual, espacial e temporal e a capacidade de raciocínio.
-Desenvolver nas crianças a capacidade de uma "escuta" atenta;
-Ajudar as crianças com dificuldades ao nível da leitura a autonomizar as suas competências leitoras, contribuindo para o seu sucesso escolar;
-Capacitar o aluno das competências e instrumentos que lhe permitam a compreensão, a reflexão e o prazer de ler um texto.

A parceria destas duas instituições, através deste projeto, proporcionou a concretização de objetivos ao nível das aprendizagens, socialização e entreajuda.
As sessões de TAA basearam-se em dinâmicas de leitura individual (aluno lê apenas para o cão) ou em pequeno grupo, em função das dificuldades e progressos apresentados pelos alunos. Decorreram na biblioteca da escola, na sala de educação especial e no espaço de recreio da escola.

A colaboração do cão foi mediatizada pela técnica, tendo em conta a atividade desenvolvida em cada sessão, podendo o cão ter uma participação mais passiva (de ouvinte) ou mais ativa, de interação com o aluno, como forma de exploração e interpretação do que lê.

A avaliação do projeto foi feita através da aplicação de dois instrumentos:

- Avaliação das competências leitoras de cada um dos alunos, através do preenchimento de um gráfico de fluência e precisão leitora, no início do projeto e no final do mesmo.
- Avaliação do projeto por parte dos alunos, quanto ao seu grau de satisfação pela participação no mesmo.

Ambas as avaliações permitiram constatar resultados francamente positivos.

Filipa Nunes
Professora de Educação Especial

Carla Azevedo
Técnica especializada em Terapia Assistida por Animais

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59