sicnot

Perfil

Emitido de 06.03.2004 a 29.05.2004

Mais Europa

Mais Europa

Composto por 26 programas, o Mais Europa apresentou cada um dos dez Estados-membros que entraram na UE a 1 de Maio de 2004

  • Mais EU Estonia site sociedade.mpg
    6:13

    Mais Europa

    Trinta por cento da população da Estónia é de origem russa. Apesar dos programas existentes que promovem a integração, muitos russos ainda não se inscreveram para obter a nova cidadania. Nos últimos anos, o governo utilizou outros métodos, mais modernos, para promover a reconciliação.

    Mais Europa

  • Mais EU Chipre site sociedade.mpg
    6:08

    Mais Europa

    É uma situação inédita. Só dois terços de Chipre serão, para já, membros de pleno direito da União Europeia. O outro terço da ilha, invadido há 30 anos pela Turquia, a auto-proclamada República Turca do norte de Chipre continua à espera da aprovação do plano de reunificação da ONU.

    Mais Europa

  • República Checa: Mozart - Cultura
    7:15

    SIC Europa

    Na República Checa, a cultura está presente a todos os níveis. Ópera, arquitectura, design ou literatura são apenas algumas das ofertas que encontra ao mais alto nivel, no país que acolheu Mozart.

  • Mais EU Polonia site sociedade.mpg
    6:27

    Mais Europa

    O regime comunista polaco teve como oposição a Igreja Católica e o sindicato "solidariedade". Estas duas forças apoiaram a entrada na União Europeia mas consideravam que as feridas do passado ainda estavam abertas. Temiam, por isso, que a adesão acentuasse a desigualdade social.

    Mais Europa

  • Mais EU Malta site sociedade.mpg
    6:16

    Mais Europa

    A história de Malta confunde-se com a dos Cavaleiros da Ordem dos Hospitalários. A ordem religiosa militar reunia a nata da aristocracia europeia. Três cavaleiros portugueses foram eleitos grão-mestre e governaram os destinos de Malta. Um deles, António Manoel de Vilhena, é recordado ainda hoje pela obra impressionante que deixou no país.

    Mais Europa

  • Mais EU Lituania site sociedade.mpg
    7:44

    Mais Europa

    A natureza é um elemento fundamental da Lituânia. O parque Natural Curonian Spit é um exemplo. Considerado patrimonio da humanidade pela Unesco, tem a particularidade de integrar os territórios de dois países: a Lituânia e a vizinha Rússia.

    Mais Europa

  • Mais EU Letonia site sociedade.mpg
    6:33

    Mais Europa

    Arte Nova, música e paisagens dignas de postal. O bilhete de identidade cultural da Letónia não esconde a aposta no turismo. Visitar Riga significa uma viagem no tempo. Os edificios do fim do século XVIII ganham terreno às marcas da ocupação soviética. Um programa de recuperação que se estende até ao Báltico. Yurmalá, o antigo local de férias dos dirigentes soviéticos, é a principal aposta do turismo da Letónia.

    Mais Europa

  • Eslováquia: o domínio Soviético - Sociedade
    6:03

    SIC Europa

    Tal como a maioria dos novos países que aderiram à UE em 2004, também a Eslováquia passou décadas sob domínio soviético. Nessa altura, as zonas fronteiriças, nomeadamente as que faziam ligação com a Áustria, foram isoladas. Mesmo que isso implicasse isolar aldeias inteiras.

  • Mais EU Chipre site economia.mpg
    9:11

    Mais Europa

    É nos pequenos negócios e investimentos ligados ao turismo que mais se faz sentir o espírito empreendedor dos cipriotas, e a confiança com que encaram a adesão à União Europeia. Quatro exemplos ilustram bem o optimismo com que era recebida a nova realidade.

    Mais Europa