sicnot

Perfil

p-bbc-logo.png

Panorama BBC

6ªFEIRA 1:30

Panorama BBC

22 e 29 jan e 5 fev: A Alimentação do Futuro

A alimentação do futuro está a bater à nossa porta. De legumes cultivados sem solo e que nunca veem a luz do dia a carne criada numa placa de petri passando por restaurantes onde se é atendido por robots ou por massas alimentícias criadas em impressoras 3D, a forma como compramos a comida, aquilo de que nos alimentamos e a forma como cozinhamos estão a sofrer transformações assinaláveis.

Deveremos modificar geneticamente os alimentos para resistirem a doenças ou ficarem com mais nutrientes? A comida geneticamente modificada é perigosa e deve ser evitada ou será a resposta para melhores alimentos para todos?

Como lutar contra a fraude nos alimentos? Como saber se o que compramos é o que está no rótulo? De que maneira a tecnologia pode auxiliar nas compras que fazemos e na deteção de fraudes alimentares? E a criar novos alimentos, como ovos sem ovo?

As quintas de hoje já são verticais, muitas não têm terra ou são cultivadas com auxílio de GPS e chuva criada artificialmente. De que forma as alterações que temos feito no clima influenciam aquilo que comemos?

Ir ao supermercado ou encomendar online estão a transformar-se em experiências altamente tecnológicas. No futuro, serão algoritmos informáticos a decidir o que nos falta na despensa?

Ao longo de três episódios, a BBC investiga algumas das formas como nos alimentaremos num futuro próximo.

Tomorrow’s Food / A Alimentação do Futuro - 3 episódios. Para ver na SIC Notícias no dias 22 e 29 de janeiro e 5 de feveiro, à 1:30.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.