sicnot

Perfil

p-bbc-logo.png

Panorama BBC

6ªFEIRA 1:30

Panorama BBC

22 e 29 jan e 5 fev: A Alimentação do Futuro

A alimentação do futuro está a bater à nossa porta. De legumes cultivados sem solo e que nunca veem a luz do dia a carne criada numa placa de petri passando por restaurantes onde se é atendido por robots ou por massas alimentícias criadas em impressoras 3D, a forma como compramos a comida, aquilo de que nos alimentamos e a forma como cozinhamos estão a sofrer transformações assinaláveis.

Deveremos modificar geneticamente os alimentos para resistirem a doenças ou ficarem com mais nutrientes? A comida geneticamente modificada é perigosa e deve ser evitada ou será a resposta para melhores alimentos para todos?

Como lutar contra a fraude nos alimentos? Como saber se o que compramos é o que está no rótulo? De que maneira a tecnologia pode auxiliar nas compras que fazemos e na deteção de fraudes alimentares? E a criar novos alimentos, como ovos sem ovo?

As quintas de hoje já são verticais, muitas não têm terra ou são cultivadas com auxílio de GPS e chuva criada artificialmente. De que forma as alterações que temos feito no clima influenciam aquilo que comemos?

Ir ao supermercado ou encomendar online estão a transformar-se em experiências altamente tecnológicas. No futuro, serão algoritmos informáticos a decidir o que nos falta na despensa?

Ao longo de três episódios, a BBC investiga algumas das formas como nos alimentaremos num futuro próximo.

Tomorrow’s Food / A Alimentação do Futuro - 3 episódios. Para ver na SIC Notícias no dias 22 e 29 de janeiro e 5 de feveiro, à 1:30.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.