sicnot

Perfil

p-bbc-logo.png

Panorama BBC

6ªFEIRA 1:30

Panorama BBC

22 e 29 jan e 5 fev: A Alimentação do Futuro

A alimentação do futuro está a bater à nossa porta. De legumes cultivados sem solo e que nunca veem a luz do dia a carne criada numa placa de petri passando por restaurantes onde se é atendido por robots ou por massas alimentícias criadas em impressoras 3D, a forma como compramos a comida, aquilo de que nos alimentamos e a forma como cozinhamos estão a sofrer transformações assinaláveis.

Deveremos modificar geneticamente os alimentos para resistirem a doenças ou ficarem com mais nutrientes? A comida geneticamente modificada é perigosa e deve ser evitada ou será a resposta para melhores alimentos para todos?

Como lutar contra a fraude nos alimentos? Como saber se o que compramos é o que está no rótulo? De que maneira a tecnologia pode auxiliar nas compras que fazemos e na deteção de fraudes alimentares? E a criar novos alimentos, como ovos sem ovo?

As quintas de hoje já são verticais, muitas não têm terra ou são cultivadas com auxílio de GPS e chuva criada artificialmente. De que forma as alterações que temos feito no clima influenciam aquilo que comemos?

Ir ao supermercado ou encomendar online estão a transformar-se em experiências altamente tecnológicas. No futuro, serão algoritmos informáticos a decidir o que nos falta na despensa?

Ao longo de três episódios, a BBC investiga algumas das formas como nos alimentaremos num futuro próximo.

Tomorrow’s Food / A Alimentação do Futuro - 3 episódios. Para ver na SIC Notícias no dias 22 e 29 de janeiro e 5 de feveiro, à 1:30.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.