sicnot

Perfil

Pecados Capitais

Pecados Capitais

Numa investigação de três episódios revelamos o que permanecia oculto entre guerras familiares, processos judiciais e complexas operações financeiras. Desde o dia em que o banco da ilha nasceu, até ao dia em que afundou.

  • Ep 3. A Ira
    29:25

    Pecados Capitais

    A Ira é o terceiro episódio da série Pecados Capitais. A luxúria, a avareza, a inveja, a gula, a preguiça e a vaidade de administradores, devedores e políticos que deitaram abaixo o Banif motivam a ira de clientes lesados e de funcionários, que arriscam o despedimento.

    Grande Reportagem

  • "Como se pode confiar num banco?"
    1:45

    Pecados Capitais

    A resolução do Banif teve consequências diretas em milhares de pequenos acionistas e titulares de obrigações. Os acionistas perderam todo o dinheiro investido. Uma parte dos obrigacionistas corre o risco de ficar sem nada. Artur Arruda, açoriano, tinha 500 mil euros em obrigações. 450 mil estão praticamente perdidos.

    Pecados Capitais

  • Ep 2: As especulações sobre a venda do Banif
    38:29

    Pecados Capitais

    A venda do Banif ao Santander tem suscitado as mais diversas especulações. Desde logo que a compra foi apadrinhada pela Comissão Europeia, com a cumplicidade do governo socialista de Portugal. Os factos, todavia, encaminham-nos para outro cenário. Em 2012, o Banif era um banco próximo da ruína. Este é o segundo episódio de Pecados Capitais.

    Pecados Capitais

  • Pecados Capitais Ep1: a história da queda do Banif
    38:23

    Pecados Capitais

    A história da queda do Banif é também a história da quebra de laços de uma família milionária. A família Roque desfez-se com a morte do fundador do banco. A ex-mulher e as filhas de Horácio Roque ainda lutam pela herança, ou pelo que resta dela. A Grande Reportagem de hoje apresenta declarações exclusivas de Fátima Roque. A professora universitária, antiga porta voz da UNITA de Jonas Savimbi, acusa o ex-marido de lhe ter tirado as filhas e os netos. Em vida, Horácio Roque terá criado mecanismos que desapossaram Fátima Roque de metade da fortuna. Horácio e Fátima casaram-se em 1967 em comunhão geral de bens. Quando o ex-marido morreu, Fátima descobre que, afinal, já nada lhe pertencia. O processo é complexo e envolve alegadas escrituras falsas, documentos que Fátima Roque garante nunca ter assinado, fórmulas jurídicas de ocultação de património e uma guerra entre uma mãe e duas filhas. Este é o primeiro episódio de uma Grande Reportagem com três partes.

    Pecados Capitais