sicnot

Perfil

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

Perdidos e Achados

Recupera e actualiza histórias, pessoas e locais que foram notícia e de que nunca mais ouvimos falar.

  • Uma Noite para Esquecer

    Perdidos e Achados

    Na madrugada de 23 de dezembro de 2009 um temporal com ventos de mais de 200 km por hora varreu a zona do oeste. O epicentro foi santa cruz, onde o parque de campismo ficou destruído, mas os estragos estenderam-se por vários concelhos.

    Perdidos e Achados

  • 20 anos de Toca a Rufar
    16:51

    Perdidos e Achados

    O grupo Toca a Rufar celebra 20 anos de existência, mas nem todos os momentos foram bons. Há cinco anos, um incêndio quase deitou tudo a perder. O Perdidos e Achados desta semana recorda a história dos Toca a Rufar.

  • Dezasseis anos depois do primeiro Dia Europeu sem Carros
    15:04

    Perdidos e Achados

    O primeiro Dia Europeu Sem Carros fez parar o país há 16 anos. A adesão foi esmagadora, o trânsito foi cortado em várias cidades, depois da população ter sido convidada a deixar os carros estacionados e a utilizar meios alternativos nas habituais deslocações. O objetivo era mudar comportamentos e chamar a atenção para o excesso de automóveis e de poluição. Mas afinal que consequências teve esta iniciativa?

  • Prestige
    14:39

    Perdidos e Achados

    No dia 13 de novembro de 2002, chegava ao Centro de Salvamento de Finisterra um pedido de ajuda. Apanhado numa tempestade, o Prestige, carregado com 77 mil toneladas de fuelóleo, tinha aberto um rombo no casco. Seis dias depois, o petroleiro acabou por partir-se em dois e afundou-se a 270 quilómetros da costa galega. A maré negra que provocou estendeu-se por mais de três mil quilómetros. Foi a maior catástrofe ambiental da Península Ibérica. O Perdidos e Achados regressou à Galiza para recordar as imagens brutais da tragédia ecológica, entrevistar protagonistas e perceber o que mudou desde então.

  • O Lugar do Morto
    22:47

    Perdidos e Achados

    No Perdidos e Achados. recordamos um filme que marcou os anos 80 : "O Lugar do Morto" do realizador António Pedro Vasconcelos. O filme foi um êxito de bilheteira e ainda hoje é uma referência no panorama da sétima arte em Portugal.

  • ''O Lugar do Morto''

    Perdidos e Achados

    No Perdidos e Achados recordamos um filme que marcou os anos 80 : ''O Lugar do Morto'' do realizador António Pedro Vasconcelos. O filme foi um êxito de bilheteira e ainda hoje é uma referência no panorama da sétima arte em Portugal.

    Perdidos e Achados

  • Os Repórteres da Guerra Colonial
    16:53

    Perdidos e Achados

    O Perdidos e Achados dão a conhecer os jornalistas e militares que relataram e retrataram a guerra colonial. Deixaram fotografias, filmes e crónicas, que ajudam hoje a compreender o que se passou em Angola, Moçambique e na Guiné entre 1961 e 1974. Reencontrámos quem esteve na guerra para contar o que via, e questionar o que se passava, mesmo que muitas das noticias fossem sujeitas à censura do regime.

    Perdidos e Achados

  • Memórias de um sismo
    16:55

    Perdidos e Achados

    A 1 de janeiro de 1980, a terra tremeu violentamente nos Açores. Na ilha Terceira, a mais afetada, morreram 51 pessoas, centenas ficaram feridas e milhares desalojadas. O sismo, de magnitude 7,2 na escala de Richter, destruiu mais de metade dos edifícios. O Perdidos e Achados viajou até à Terceira para recordar a catástrofe e saber o que mudou na ilha em 36 anos.