sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

" Óh Viva da Costa"

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa. Um símbolo distorcido da realidade. 

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa

O Estado Novo usava a figura pitoresca da mulher atrevida, para promover o país no estrangeiro, mas as mulheres que vendiam e apregoavam peixe pelas ruas da capital tinham na realidade uma vida dura.

No perdidos e achados revelamos imagens do início do século XX, que ilustram a grande azáfama ligada ao comércio do peixe, desde a lota à venda pelas ruas da cidade.

E reencontramos algumas das varinas que continuam hoje como noutros tempos, a viver na Madragoa, o típico bairro lisboeta com mais varinas e pescadores por metro quadrado.

 

 Jornalista: Isabel Osório

Repórter de imagem: Jorge Guerreiro

Editor de imagem: Ana Rita Sena

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.