sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

" Óh Viva da Costa"

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa. Um símbolo distorcido da realidade. 

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa

Em meados do século passado as varinas são a imagem de marca de Lisboa

O Estado Novo usava a figura pitoresca da mulher atrevida, para promover o país no estrangeiro, mas as mulheres que vendiam e apregoavam peixe pelas ruas da capital tinham na realidade uma vida dura.

No perdidos e achados revelamos imagens do início do século XX, que ilustram a grande azáfama ligada ao comércio do peixe, desde a lota à venda pelas ruas da cidade.

E reencontramos algumas das varinas que continuam hoje como noutros tempos, a viver na Madragoa, o típico bairro lisboeta com mais varinas e pescadores por metro quadrado.

 

 Jornalista: Isabel Osório

Repórter de imagem: Jorge Guerreiro

Editor de imagem: Ana Rita Sena

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.