sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

O Roubo das joias da coroa

Hoje no Jornal da Noite

Há 12 anos o património português ficou mais pobre quando 6 joias da coroa portuguesa foram roubadas num museu holandês.O roubo, com contornos dignos de filme, aconteceu no dia 2 de dezembro de 2002.

Castão de Bengala de D. José, em ouro e com 387 brilhantes.

Castão de Bengala de D. José, em ouro e com 387 brilhantes.

Os ladrões levaram 50 joias das coroas Holandesa, Britânica, Francesa e Portuguesa.

Os ladrões levaram 50 joias das coroas Holandesa, Britânica, Francesa e Portuguesa.

Diamante em bruto com 135 quilates, considerado um dos maiores do mundo.

Diamante em bruto com 135 quilates, considerado um dos maiores do mundo.

Durante a madrugada de domingo para segunda-feira, dois ladrões levaram do museu da Ciência de Haia 50 joias das coroas Holandesa, Francesa, Britânica e Portuguesa. Entre as peças roubadas, as mais valiosas eram as 6 joias da coroa portuguesa. Peças de valor elevado e beleza rara que tinham sido emprestadas pelo Palácio Nacional da Ajuda ao Museon de Haia, para uma exposição sobre diamantes.

A polícia holandesa investigou o roubo durante 7 anos, seguiu várias pistas e interrogou dezenas de pessoas mas não conseguiu chegar aos ladrões nem às joias.

O caso foi arquivado pelas autoridades em 2009. Antes disso, em 2006, Portugal recebeu uma indemnização de 6,1 milhões de euros.

Parte desta verba será utilizada para construir um espaço museológico para permitir a exposição permanente da joias da coroa.

Este sábado, no Perdidos e Achados, recordamos a história de um mistério que continua por resolver.

 

 Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de imagem: Rui do Ó

Editor de imagem: Rui Rocha

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

 

  • " A melhoria das contas públicas não foi feita à custa dos portugueses"
    1:30

    País

    Numa espécie de balaço deste ano e meio de governação, o primeiro-ministro voltou a assinalar voltou a assinalar a redução do défice e as melhorias nas contas públicas. Num jantar com militantes em Coimbra, António Costa garantiu ainda que a "verdadeira reforça do Estado avança até ao final desta legislatura, que é a Descentralização.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • Norte também quer naturismo e praias de nudistas

    País

    O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu hoje a criação de praias naturistas legalizadas na região, fazendo a apologia da formação de associações e negando que este seja um destino conservador.