sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''A Banqueira do Povo''

Maria Branca dos Santos mais conhecida por Dona Branca manteve um esquema bancário clandestino durante décadas. A quem lhe confiasse as poupanças garantia juros de 10 por cento ao mês, 120 por cento ao ano. O negócio rolou sem percalços até aos anos 80.

Foi há 25 anos, em fevereiro de 1990, que Maria Branca dos Santos foi condenada a 10 anos de prisão.

Foi há 25 anos, em fevereiro de 1990, que Maria Branca dos Santos foi condenada a 10 anos de prisão.

O escândalo estalou, em 1983, quando o jornal ''O Tal e Qual'' revelou ao país e ao mundo quem era e o que fazia a banqueira.

Em pouco tempo as autoridades começaram a investigar, os depositantes a perder confiança e o esquema bancário não tardou a ruir.

A ''Banqueira do Povo'', foi assim que ficou para a história, foi condenada em 1990 a 10 anos de prisão pelos crimes de burla agravada, emissão de cheques falsos e associação de malfeitores. A justiça acabou por condoer-se com a idade avançada e o estado de saúde e reduziu-lhe a pena.

2 anos depois saiu em liberdade mas acabou doente, sozinha, na miséria e morreu num lar em 1992, tinha 90 anos.

As autoridades nunca conseguiram saber ao certo o número de pessoas que perderam dinheiro na Dona Branca e também nunca se chegou a saber quantos ficaram ricos à conta da ''Banqueira do Povo'' - Esse foi também o título da novela baseada na vida da banqueira cuja história permanece para além do tempo...


Jornalista : Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: José Silva

Edição de Imagem: Rui Rocha 

Produção:  Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC