sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

Doze de junho de 1985, uma manhã soalheira em Lisboa, sem vestígios de imprevistos que pudessem ensombrar um momento que se queria Histórico.

Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos estavam mais de 700 pessoas...

Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos estavam mais de 700 pessoas...

Era o Grande Dia para todos aqueles que almejavam ver Portugal na CEE.

Chegava ao fim um lento processo de aproximação à Comunidade Económica Europeia, encetado em 1977 quando Portugal apresentou a candidatura.

A pré-adesão aconteceu em dezembro de 1980 e 5 anos volvidos, chegava finalmente o dia da assinatura do Tratado de Adesão.

A cerimónia tinha de correr na perfeição para os convidados que estavam no local mas também tinha de resultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura.

Trinta anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

 sultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura.

Trinta anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Pedro Carpinteiro

Edição de Imagem: Jorge Costa

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

 

  • Opinião

    Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.