sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

12 de junho de 1985, uma manhã soalheira em Lisboa, sem vestígios de imprevistos que pudessem ensombrar um momento que se queria Histórico. Era o Grande Dia para todos aqueles que almejavam ver Portugal na CEE. Chegava ao fim um lento processo de aproximação à Comunidade Económica Europeia, encetado em 1977 quando Portugal apresentou a candidatura. A pré-adesão aconteceu em dezembro de 1980 e 5 anos volvidos, chegava finalmente o dia da assinatura do Tratado de Adesão. A cerimónia tinha de correr na perfeição para os convidados que estavam no local mas também tinha de resultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura. 30 anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão