sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

12 de junho de 1985, uma manhã soalheira em Lisboa, sem vestígios de imprevistos que pudessem ensombrar um momento que se queria Histórico. Era o Grande Dia para todos aqueles que almejavam ver Portugal na CEE. Chegava ao fim um lento processo de aproximação à Comunidade Económica Europeia, encetado em 1977 quando Portugal apresentou a candidatura. A pré-adesão aconteceu em dezembro de 1980 e 5 anos volvidos, chegava finalmente o dia da assinatura do Tratado de Adesão. A cerimónia tinha de correr na perfeição para os convidados que estavam no local mas também tinha de resultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura. 30 anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.