sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

12 de junho de 1985, uma manhã soalheira em Lisboa, sem vestígios de imprevistos que pudessem ensombrar um momento que se queria Histórico. Era o Grande Dia para todos aqueles que almejavam ver Portugal na CEE. Chegava ao fim um lento processo de aproximação à Comunidade Económica Europeia, encetado em 1977 quando Portugal apresentou a candidatura. A pré-adesão aconteceu em dezembro de 1980 e 5 anos volvidos, chegava finalmente o dia da assinatura do Tratado de Adesão. A cerimónia tinha de correr na perfeição para os convidados que estavam no local mas também tinha de resultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura. 30 anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.