sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

Perdidos e Achados

''Portugal na CEE''

12 de junho de 1985, uma manhã soalheira em Lisboa, sem vestígios de imprevistos que pudessem ensombrar um momento que se queria Histórico. Era o Grande Dia para todos aqueles que almejavam ver Portugal na CEE. Chegava ao fim um lento processo de aproximação à Comunidade Económica Europeia, encetado em 1977 quando Portugal apresentou a candidatura. A pré-adesão aconteceu em dezembro de 1980 e 5 anos volvidos, chegava finalmente o dia da assinatura do Tratado de Adesão. A cerimónia tinha de correr na perfeição para os convidados que estavam no local mas também tinha de resultar em televisão, encher o olho aos telespectadores da RTP, o único canal existente na altura. 30 anos depois, a CEE é hoje a União Europeia. Em vez dos 12 países que a integravam em 1985, atualmente são 28 os estados membro e o puzzle europeu ainda está longe de ficar concluído.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.