sicnot

Perfil

Perdidos e Achados

Entre-os-Rios 15 anos depois...

Quatro de março de 2001 fica para sempre ligado a uma das maiores tragédias nacionais: A queda da ponte Hintze Ribeiro que ligava as margens de Entre-os-Rios a Castelo de Paiva.

Foi há 15 anos que um autocarro e três carros caíram nas águas do Rio Douro.

Foi há 15 anos que um autocarro e três carros caíram nas águas do Rio Douro.

Ao cair da noite um dos pilares cedeu e parte do tabuleiro ruiu, arrastando 1 autocarro e 3 carros para o rio Douro.

Morreram 59 pessoas. Apenas 23 vítimas foram resgatadas.

Atualmente existem duas novas pontes que unem as margens do Douro, uma região apostada no desenvolvimento mas que ainda sofre de algum isolamento.

Para a maior parte da população é tempo de viver o presente e acreditar no futuro.

No Perdidos e Achados reencontramos quem viveu de perto a tragédia, como Ilda que perdeu a mãe, o irmão, o sobrinho e sete primos ou António Salazar que seguia de carro e escapou à morte por poucos segundos.

E como olham agora para o passado aqueles que estiveram nas operações de resgate, como Gil Martins, que era inspetor nacional dos bombeiros ou Paulo Teixeira, o antigo autarca de Castelo de Paiva.

Jornalistas: Isabel Osório, Patrícia Mouzinho

Repórteres de Imagem: Joaquim Gomes, Odacir Júnior, António Simões

Edição de Imagem: João Nunes

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Pedro Mourinho

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Coreia do Norte acusa Guterres de ser subordinado dos EUA

    Mundo

    A Coreia do Norte criticou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem atuado como um subordinado.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC