sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

Era uma vez, esta família

PERDIDOS E ACHADOS

Era uma vez, esta família

Há um ano, o Arquivo Municipal de Lisboa fez um apelo à população, pedindo a quem tivesse filmes familiares antigos, que os cedesse à Videoteca. Em resposta, chegaram ao arquivo inúmeras bobines guardadas há gerações. Muitos dos filmes nem os atuais herdeiros das películas tinham alguma vez visto. Imagens de avós e bisavós, familiares e crianças que agora são adultos, guardadas e incapazes de serem reproduzidas face aos avanços tecnológicos. É esse espólio, recuperado, que trazemos este sábado ao Perdidos e Achados.Filmagens aparentemente banais, de cenas familiares, que no fundo retratam hábitos e costumes de outras décadas. Um encontro com as imagens e também com alguns dos protagonistas dos filmes, surpreendidos eles próprios por se confrontarem com memórias desfocadas do passado.

  • Crianças trocadas à nascença não querem mudar de pais

    Mundo

    Tem todos os ingredientes de um argumento de filme, mas aconteceu de facto na Índia. Dois bebés foram trocados à nascença na maternidade, os resultados de ADN confirmaram-no quase três anos depois, mas as crianças, atualmente com 2 anos e 10 meses, não querem mudar de família.

    SIC

  • Agressões e rascismo em escola de Portimão
    3:06

    País

    Queixas de agressões, insultos, discriminação e racismo numa escola básica de Portimão estão a ser alvo de um processo de averiguações, por parte da autarquia e da direção do agrupamento escolar. As denúncias partem de um grupo de pais e foram tornadas públicas pela organização SOS Racismo.  A principal visada é uma funcionária da cantina, mas também uma professora.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31