sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

Fragatas Vasco da Gama...25 anos no mar

Vasco da Gama , Álvares Cabral e Corte Real são os nomes dos três navios de guerra construídos na Alemanha, no final dos anos 80, para a Armada portuguesa. A aquisição destas fragatas representou um salto de gigante para a Marinha, o mais importante projecto de renovação da Esquadra Nacional. Vieram trazer um enorme avanço tecnológico ao nível das armas e sensores. A partir da chegada destes navios Portugal pôde estar a par dos aliados nas alianças de que faz parte.

Faz 25 anos que as fragatas da classe "Vasco da Gama" entraram ao serviço da Marinha Portuguesa.

Faz 25 anos que as fragatas da classe "Vasco da Gama" entraram ao serviço da Marinha Portuguesa.

Fragata Vasco da Gama em missão em Timor Leste, 1999.

Fragata Vasco da Gama em missão em Timor Leste, 1999.

Fragata Álvares Cabral no treino operacional no sul de Inglaterra.

Fragata Álvares Cabral no treino operacional no sul de Inglaterra.

A fragata 'Vasco da Gama' foi a primeira das 3 unidades navais a ser entregue,em janeiro de 1991, depois chegou a Álvares Cabral e por último a Corte Real ( em novembro de 1991).

Ao longo dos 25 anos de vida ao serviço da Marinha portuguesa as três fragatas da classe 'Vasco da Gama' somam mais de 60 voltas ao mundo cerca de 118 mil horas de navegação em missões em Portugal e no estrangeiro.

Os navios estão na chamada meia vida, uma altura crucial em termos de investimento na modernização que terá de ser garantida para que possam continuar operacionais durante mais duas décadas.

No próximo Perdidos e Achados, recordamos algumas das missões mais marcantes e navegamos pela história destes navios.

Na reportagem vai poder ver ainda imagens do treino da fragata Álvares Cabral no sul de Inglaterra .

A SIC acompanhou em exclusivo este treino intensivo em que guarnição e navio são postos á prova durante 6 semanas.

Jornalista - Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem - João Lúcio

Editor de Imagem - Jorge Costa

Produção - Madalena durão

Coordenação - Luís Marçal

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.