sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

A Mulher Ideal

A Mulher Ideal

Portugal está no fundo da tabela da União Europeia no que diz respeito à igualdade de género. Pior, só a Roménia e Eslováquia, segundo dados de 2012, do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. No Perdidos e Achados, regressamos aos anos 60, onde o ideal feminino era o de boa esposa e boa mãe, e onde um concurso chamado "Mulher Ideal" sublinhava essa condição. Cinquenta anos depois, reencontramos algumas das vencedoras do concurso. Com elas e as gerações seguintes, de filhos e netos, olhamos para as mudanças dos últimos anos da condição feminina.

Jornalista: Isabel Osório

Repórter de Imagem: João Lúcio

Edição de Imagem: Vanda Paixão

Produção: Madalena Durão

Coordenação: Luís Marçal

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.